Fotocabines 2 semanas atrás | Flávio A. Priori

Rodrigo Barbosa, do Fottorama: A importância do software

Parte fundamental de uma cabine é o aplicativo instalado nela

por Revista FHOX

Uma fotocabine bem montada, com um visual chamativo e que desperte a curiosidade dos clientes é algo importante para o negócio. Mas de nada adianta uma boa “casca” se ela não estiver equipada com um software adequado, que trabalhe da maneira correta e não dê problemas durante seu uso. Nesse ramo, atuando há seis anos no mercado, está Rodrigo Barbosa, do Fottorama, em Campinas, interior de São Paulo.

Rodrigo BarbosaArquivo Pessoal
Rodrigo Barbosa

 

“O Fottorama desenvolveu seu primeiro software para o mercado de foto cabines em 2013 e, até 2016, foi proprietário de totens que eram locados para eventos. Na prática eles testavam a tecnologia que estávamos desenvolvendo. Foram cerca de 1000 eventos ao longo de três anos e, durante esse período, começamos os primeiros licenciamentos desse software a empresas que também atuavam no ramo”. Barbosa complementa quem ainda em 2016 o Fottorama vendeu todos os seus equipamentos e focou no desenvolvimento de software.

Com cerca de 200 clientes ativos atualmente, o empresário nos explicou como funciona o método de trabalho do Fottorama. O processo começa com o próprio cliente indo até o site, no qual ele pode baixar uma versão de teste do software e depois, pode contratar a licença de acordo com o uso. “A pessoa pode optar por liberar o software por um mês, seis meses ou 12 meses. À medida que aumenta o período, ganha descontos progressivos”.

Cabine usando software do Fottorama / Ig: @xfotolembranca

 

Barbosa ressalta ainda que o processo não para após a venda, havendo uma operação de suporte para garantir que tudo funcione de forma adequada. “Atualizações são gratuitas durante o período em que a empresa é cliente Fottorama. Somos muito elogiados por termos um suporte muito eficiente e próximo aos nossos clientes. Fazemos um acompanhamento para garantir que o cliente domina os recursos de que precisa e, uma vez em operação, nosso time técnico fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender eventuais chamados”.

Sobre o processo de desenvolvimento dos programas para cabines, Barbosa nos diz que a empresa não trabalha com projetos personalizados, mas foca em criar produtos possam ser usados por seus diversos clientes. São feitas classificações das principais demandas e, a partir disso, a equipe foca na elaboração de novos recursos.

Fottorama em modo Instagram sem monitor / IG: @_eternizemomentos

 

Espaço para crescimento

Sobre as expectativas sobre o futuro, Rodrigo Barbosa visualiza o mercado de cabines ainda possui muito espaço para crescimento, especialmente no Brasil. “O ramo de foto e vídeo foi e, ao nosso ver, sempre será um mercado essencial devido à característica humana de precisar relembrar momentos especiais. Acredito que ainda há espaço para um bom crescimento antes de eventual estabilização. Quando esse momento chegar, esperamos ter disponibilizado no mercado novas formas de transformar momentos especiais em lembranças”.

Fottorama rodando em um totem/cabine / IG: prinntbr

 

E é sobre o futuro que Barbosa irá falar no Cabine Photoshow 2019, no debate “Qual o melhor software para mim?”. O empresário esteve no ano passado no evento e traz boas recordações: “O Cabine Photoshow de 2018 certamente foi um marco, pois nos colocou em contato com grandes nomes do setor e nos posicionou como um player relevante no mercado de software para este nicho”.

Sobre a edição de 2019, Barbosa complementa:  “Espero que o tema “software” seja mais abordado. É o cérebro de uma cabine e está diretamente relacionado ao sucesso da prestação do serviço em um evento. Haverá uma mesa redonda focada nisso, com a qual eu terei a oportunidade de colaborar. Certamente será um conteúdo muito relevante aos visitantes”.

 

Nos dias 30 e 31 de julho acontece em São Paulo o Cabine PhotoShow 2019, evento voltado para fotocabines e fotografia de eventos. Confira mais clicando aqui!