Fotocabines 12 meses atrás | Leo Saldanha

Dentro do mercado, as fotocabines só evoluem

Estima-se que seja por isso que, em determinadas regiões do País, o ramo cresça entre 10 a 20%

por Revista FHOX

Hoje em dia, o mercado de fotocabines é tão dinâmico que consegue se renovar e evoluir cada vez mais com a criatividade dos empreendedores do setor. Estima-se que seja por isso que, em determinadas regiões do País, o ramo cresça entre 10 a 20%.

Foto: Prime Shot/Divulgação.

Com isso, os formatos desse serviço mudaram também com a progressão tecnológica. Tanto é que já existem os seguintes estilos de fotocabine no Brasil:

A cabine clássica: onde as pessoas entram, sentam e fazem suas tirinhas com fotos.

A cabine com estúdio: nesse caso é um set montado com câmera no tripé (ou em um suporte ou display) e com impressora integrada. Gera fotos impressas na hora tanto no formato tirinhas como fotos 10 por 15 ou um pouco melhores.

A cabine sem cabine: via impressão sem fio com hashtag. Esse conceito avança cada vez mais. Trata-se das impressoras conectadas que puxam fotos a partir das redes sociais (Snapchat ou Instagram). Basta definir a hashtag da festa ou evento e avisar aos convidados. Nem precisa de câmera porque envolve o smartphone de cada um.

Instax ou Polaroid: as câmeras instantâneas também podem servir de “fotocabines”. Nesse caso os envolvidos recebem câmeras e adereços e fazem a festa gerando fotos na hora. A vantagem aqui é que a câmera faz a impressão na hora. Também uma fotografia única. Pode ser entregando câmeras para os convidados ou com set montado e um fotógrafo cuidando de clicar.

Impressoras de smartphone: uma novidade que surgiu com a popularização dos smartphones. São impressorinhas de bolso e que recebem a foto sem fio direto do aparelho. A vantagem é que são super portáteis. A desvantagem é a quantidade de fotos impressas. Mas é como se cada convidado pudesse ter sua própria impressorinha. De certa forma segue um conceito parecido com as Instax e Polaroid. Aliás, as duas marcas também contam com minei impressoras portáteis para atender esse mercado.

Leia também: Um mercado que só vai crescer 

O que todas essas opções têm em comum? É que todas envolvem uma atração na festa. Todo mundo gosta de se divertir e se ver no papel. Os convidados querem participar e fazem até fila normalmente. Esse, sem dúvidas, é um dos motivos pelos quais o cenário de fotocabines segue crescendo, tanto aqui quanto lá fora.