Formatura 6 meses atrás | Jucelene Oliveira

UNNIPIX aposta em novas experiências numa inovadora maneira de fazer negócios

Atualmente 90% dos clientes da UNNIPIX compram 100% dos produtos e serviços da marca; atendimento ocorre em empresas de formaturas em todo Brasil.

por Revista FHOX

Texto e entrevista: Jucelene Oliveira

Como todos já sabem, a Fhox fez aniversário em dezembro passado: 30 anos de muito trabalho, conquistas e desafios. Essa comemoração feliz e bem-sucedida não seria possível sem a participação de grandes marcas da fotografia que sempre estiveram ao nosso lado.

Entre elas está a UNNIPIX, que também merece nossa homenagem por ser conhecida como umas das empresas que mais contribuiu para o ramo de formatura ao longo dos últimos anos.

A UNNIPIX é um de nossos grandes parceiros e carrega uma história ao nosso lado. Na conversa que tivemos com Leideval Souza Alencar, sócio da empresa, ele dividiu conosco sua experiência e expertise, e também se mostrou entusiasmado com as novidades da Fhox para 2020.

Confira na entrevista abaixo:

Fhox: Como você enxerga o mercado de formaturas no Brasil?

Alencar: O mercado de formaturas apresenta uma característica diferenciada de outros mercados: a demanda é garantida. A cada ano uma quantidade crescente de formandos encerra seus ciclos em escolas e universidades. Por conta disso, o segmento é pujante, dinâmico, inovador e próprio para novos empreendedores. E de alguns anos para cá vem apresentando uma característica de revolução no campo da tecnologia com novas experiências para um novo perfil de formando.

Fhox: Quais são os diferenciais competitivos da Unnipix?

Alencar: Acompanhando essas mudanças no campo da tecnologia e das novas experiências de consumo dos produtos fotográficos é que desenvolvemos o grande diferencial competitivo – uma plataforma digital única para vendas e produtos afins com inteligência artificial para empresas de formaturas, aliando BIG DATA de cada consumidor, identificando o potencial real de compras do formando e de suas famílias. O desejo de compra de determinado produto a ser adquirido, relacionamento com instituições de ensino, gestão de produtos, gestão administrativa e gestão financeira num novo ambiente com parceria de uma grande FINTECH.

Muito mais do que oferecer um produto e vender no risco total, é levar uma nova experiência para as empresas de formaturas e seus formandos, simplificando tarefas, e ajustando valores e resultados a este novo ambiente que estamos enxergando. Mais do que vender um produto ou serviço, é oferecer uma experiência inovadora.

Fhox: Como tem sido o retorno dos clientes em relação aos serviços prestados pela empresa?

Alencar: A cada semana novos clientes se associam de forma total a nossa nova forma de ser e fazer, e os clientes que já faziam parte da carteira se tornam grandes parceiros comerciais.

Hoje, 90% de nossos clientes compram 100% dos produtos e serviços que produzimos; 10% ainda compram parcialmente, mas nossa meta é chegar a 100% dos clientes atendidos em todas as necessidades quando o assunto for fotografia de formaturas.

Não importa se produtos físicos ou digitais; o que importa hoje é atender os clientes gerando novas experiências nesta relação inovadora de fazer negócios.

Esse alto índice de percentual nos negócios se deve pelas nossas obrigações que assumimos com os clientes: atendimento, qualidade total, solução rápida de problemas, eficiência na entrega, funcionários motivados e matérias-primas de qualidade. Cumprir com as obrigações prometidas geram a satisfação do cliente, ou seja, o cafezinho quente nunca deixará de ser servido para o cliente mais antigo.

Fhox: Como enxerga o mercado da fotografia impressa e digital nos próximos anos?

Alencar: Acredito que haverá uma convivência entre os dois “mundos”. O modelo digital irá crescer de forma avassaladora (esse modelo digital é totalmente diferente do que tentaram fazer nas vendas de fotografias), mas também irá gerar grandes volumes de impressão de fotos de formaturas e somente quem entender o que é ‘ser digital de verdade’ no mercado de formaturas, conseguirá atuar nos dois mundos. Quem achar que somente o mundo da impressão de fotos vai reinar, não tenho dúvidas, que desaparecerão. O formando de hoje e do futuro próximo está no mundo das EDUTECH´S, internet caminhando para 5.0 e inteligência artificial a passos largos. Tudo isso fará uma transformação sem precedentes em nosso segmento, mas haverá sim impressão de fotos, pois ‘enquanto houver o coração no ser humano, haverá afetividade das nossa memórias’. Acredito que é possível uma convivência saudável entre o digital e o impresso, mas não haverá espaço para amadores que vivem de achismos.

Fhox: Com o digital crescendo a cada ano, o mercado de formaturas se sente ameaçado de alguma forma?

Alencar: Se alguém pensar somente no físico (álbum impresso no risco), não é ameaça, é o fim da linha. Nenhuma empresa de formaturas irá sobreviver pensando no modelo físico (álbum impresso no risco). A nova empresa de formaturas (festa e fotografia) deve ter um time de marketing, administrativo, comercial, contábil e financeiro altamente preparado e inserido no mundo digital (AI, Big Data, Modernas Mídias Sociais, Google Analytics, etc), e isso não é ficção. Há uma ciência por traz do mundo digital, uma ciência exata, não mais o ‘achismo’ e o feeling são suficientes.

Fhox: Como você enxerga o trabalho da fotografia no processo todo da formatura?

Alencar: Existe um elemento cultural em nossa sociedade: se temos festa, temos que fotografar. Enxergo com inestimável relevância e importância indescritível do trabalho da fotografia. Captar o momento, registrar os eventos e fixar para sempre as imagens. Isso nunca deixará de existir, e quando pensamos em formatura, pensamos em conquista, em sacrifício, em comemoração e pensamos principalmente na família.

Fhox: Como se dá o marketing da UNNIPIX para atingir novos clientes?

Alencar: Houve uma reviravolta em nossa forma de pensar e enxergar o mercado nos últimos 18 meses, e a crença numa revolução em tecnologia dentro da nossa empresa gerou um processo de construção de empresa e marca totalmente novo. Estamos investindo muito internamente numa nova experiência de compra por parte dos formandos, utilizamos marketing digital interno e todas as suas formas disponíveis. Recentemente, pela longa experiência que temos no mercado, retomamos a parceria com a FHOX na divulgação de nossa empresa que foi no passado um projeto super bem-sucedido. Entendemos que é um grande canal de comunicação para os novos clientes que queremos alcançar. É, sem dúvidas, o melhor marketing para atingir novos clientes, pois possui credibilidade e também hoje vem ajustada a uma nova fase que coincide com a nossa nova filosofia.

A Fhox, com mudanças inovadoras e profundas, só mostra que nossa decisão de parceria foi acertada tanto no tempo quanto no conteúdo. E assim como foi vitorioso no passado, esta nova fase nos levará há excepcionais resultados também.

Fhox: Conte um pouco do trabalho realizado com a Fhox ao longo dos anos.

Alencar: Vou falar mais como um depoimento pessoal. A Fhox marcou a minha vida.  A partir do momento que o fundador Carlos Dreher nos conheceu, meio que nos apadrinhou, incentivando, dando algumas duras e, principalmente valorizando o que um jovem da periferia da Zona Leste de São Paulo poderia construir – algo de relevância nacional.

Ele não só descobria os talentos, mas criava espaço para esses talentos e assim foi com muita gente. Foi um visionário. Falava-me toda vez do modelo de vendas de álbuns das empresas de formaturas, falava que eu tinha que mudar, e hoje passados vários anos, entendi.

Quando minha empresa anterior pegou fogo, o Carlos fez questão de levantar minha autoestima ao permitir minha ida ao palco lotado com mais de 700 pessoas. Ele fez um discurso muito motivador que até hoje permanece em minha mente e coração. Enfim, só agradecimento à Fhox.

Fhox: O que achou das mudanças que a Fhox irá fazer em 2020, como a troca do local da Fotografar (para a Oca) e a data da feira (agora em agosto), entre outras coisas?

Alencar: Estou ciente e aprovo em gênero, número e grau. O local é inovador e provocará uma nova experiência aos visitantes, tudo haver com o nosso pensamento. Meu sentimento foi de que a FHOX acertou no alvo.

Fhox: A UNNIPIX se sente participante dessas mudanças?

Alencar: Acredito que o anseio do mercado fotográfico, como um todo, precisava de uma nova leitura da Fhox, e isso foi feito. É o que importa: o mercado ganha com as mudanças e todos fazemos parte delas.

Além disso, essas mudanças impactam positivamente a atuação da UNNIPIX. Uma delas é o calendário de nossos clientes que no final de março e começo de abril estão no pico de suas formaturas. Portanto acredito que novos visitantes impedidos pelo período gigantesco de serviço, agora poderão vir com toda tranquilidade conferir a Fotografar em agosto.

Fhox: Para finalizar, conte um pouco sobre o tripé principal da UNNIPIX.

Alencar: Nossas melhorias são constantes, e não mais pararemos de investir em tecnologia. Meus sócios têm perfeita compreensão de investimentos no negócio, na equipe e em sistemas (TI). Vi empresas investindo em máquinas, mas não em comercial; vi empresas investindo em comercial, mas não em máquinas. Mais do que investir em máquinas, nossa empresa investiu e vem investindo numa nova experiência de compra dos formandos junto aos nosso clientes, sejam empresas de formaturas, de exclusividade fotográfica ou até mesmo cerimoniais de festas.

Nossa expertise em desenvolver produtos inovadores passou a ser também em gerar novas experiências a este consumidor ávido por inovação, que não tem tempo a perder e busca conectividade com as sua atividade no dia a dia. Desta forma, conseguimos levar aos nossos clientes uma solução completa (serviços, produtos inovadores e tecnologia) para que eles apresentem aos seus formandos de maneira direta ou por meio de nós.

Nós, da UNNIPIX, entendemos que máquinas, gente e tecnologia formam o tripé básico, mas conceitos inovadores fixados em nosso DNA farão de nós uma empresa duradoura e de sucesso contínuo.