Formatura 2 meses atrás | Redação

As respostas para o mercado de Formaturas no Brasil

Quais caminhos o segmento vem tomando e onde estão as soluções para as principais dores do mercado?

por Revista FHOX

No Brasil, cerca de 1 milhão de universitários se formam anualmente. Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que nos últimos dez anos houve um crescimento no número de brasileiros com diploma universitário. O percentual geral aumentou de 4,4% para 7,9%.  

Desses, pelo menos 40% planejam fazer a tão sonhada festa de formatura e, sozinho, o setor de formaturas movimenta, aproximadamente, 17 bilhões de reais ao ano. Mas por quê um mercado que parece tão promissor encontra tantas dificuldades? 

Formaturas e seus problemas

A resposta pode estar na falta de planejamento, má gestão do fluxo de caixa – que muitas vezes gera a não entrega da festa e até falência-, ou na inadimplência dos clientes. Os motivos são muitos e, às vezes, até específicos de cada empresa. Por isso, mudanças e reestruturação são mais do que necessárias.

Formaturas
Foto: Talento’s Photo

Como uma tentativa de organização e padronização do mercado é que, em 2018, nasceu a Associação Brasileira de Empresas de Formatura (ABEFORM). Hoje, a associação representa os interesses dos empresários e empresas que atuam no mercado de foto e festa de formaturas, com o propósito de Identificar, regular e promover iniciativas que enobreçam o setor, que capacitem seus integrantes e que preservem uma boa imagem de todos que atuam nele. 

Forma Summit

Outras iniciativas preocupadas com o cenário também surgem para que haja uma melhora no meio. Entre elas está o primeiro Forma Summit, evento voltado para quem trabalha com formaturas e busca por novas perspectivas.

Realizado pelo Grupo FHOX, o encontro, que acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro, em Campinas, tem como objetivo apresentar soluções para superar dificuldades e ampliar negócios, requisitos básicos para quem trabalha com formaturas hoje no Brasil.

Leia também: A Era das Fintechs e autonomia dos formandos 

Além de um Fórum de ideias, com palestras e debates, ao longo de dois dias, acontece também uma Feira de Negócios com as principais marcas e novidades em produtos, serviços e soluções para empresas. 

Entre as principais palestras dos dias estão: Para onde vai o negócio de formaturas?; Gestão: a alma do seu negócio de formaturas; Marketing para o resultado de vendas. A programação completa pode ser conferida aqui. 

Para garantir a participação no Fórum de Ideias e na Feira de Negócios, faça a inscrição agora mesmo.

Serviço: Forma Summit
Data:  3 e 4 de setembro

>> Feira de Negócios
1º dia: das 13 às 20h // 2º dia: das 10 às 20h
>> Fórum
1º dia: das 14h30 às 19h10 // 2º dia: das 10 às 19h10

Local: Vitória Concept Campinas 
Endereço:
 Av. José de Souza Campos, 425
Nova Campinas, Campinas/SP