Formatura 2 anos atrás | Redação

A1 Formaturas: sucesso e parceria com a Zangraf

Empresa se destaca no ramo e faz planos para 2018

por Revista FHOX

Um dos grandes nomes no mercado de Pato Branco, a A1 Formaturas é uma empresas que visa sempre entregar o melhor resultado para seus clientes. Da parceria com a Zangraf à visão sobre o mercado de formaturas, Marcio Zanella, diretor da A1, conversou com a FHOX. Confira:

_MG_8235

Como veem o mercado de foto de formatura. Tanto no geral quanto na parte de impressão e cobertura?
Os eventos de formatura se consolidaram como grandes festas que em cidades menores chegam a ser os mais importantes encontros sociais, desta forma vejo como um mercado duradouro.

Como está o formando em termos de gosto e com a questão do álbum impresso? como o avanço do smartphone impacta?
Continuamos ofertando o álbum impresso por vários fatores: a) Com a impressão gráfica o impacto é extremamente positivo quando o formando e família manipulam o material; b) Minimizamos riscos jurídicos pois o cliente já vê o que vai adquirir, não reclamando que não era isso que ele queria posteriormente

De certa forma os smartphones nos auxiliaram se observarmos a grande evolução no senso crítico e gosto visual que as pessoas em geral adquiriram com o advento da foto digital. Em outras épocas a fotografia era um registro somente, hoje a grande maioria das pessoas são fotógrafos, fazendo e refazendo fotos por varias vezes até encontrar a melhor pose. Essa qualidade plástica abre um grande universo de possibilidades para nós profissionais em surpreender com produções realmente diferenciadas.

As questões financeiras e de gestão melhoraram ou continuam como fraqueza no mercado para os empresários do ramo?
Gestão é a alma do negócio, não adianta vender sem gerir os recursos. Na A1 Formaturas a gestão está sempre em pauta. Infelizmente ainda se percebe muita falha na gestão dos negócios de formatura, somente com um bom DRE (demonstrativo de resultado) e com treinamento e práticas de processos validados é que o empreendedor e os gestores conseguem ver a realidade da empresa e sua saúde financeira.

_MG_8236

O futuro indica crescimento no número de formandos. O quanto isso vai ajudar o mercado?
São novas oportunidades que se apresentam a todo o setor de eventos de formatura, cabe a cada empresa estudar se vale a pena investir no crescimento do número de formandos atendidos ou investir na manutenção de seu mercado com melhoria na rentabilidade. Por muitas vezes, observamos os indicadores de crescimento em número de alunos como sinal de sucesso, o que
nem sempre representa um conforto financeiro ou estabilidade do negócio. Crescer é importante e cria uma sensação muito boa na organização, mas isso não pode desestabilizar o negócio.

Como vocês avaliam a impressão gráfica que avançou completamente no mercado de formatura?
A partir da impressão em papel couchê os resultados da A1 Formaturas voi melhor tanto em melhor aproveitamento por aluno (check out) como em aproveitamento geral por turma. Sem duvida foi um grande salto em qualidade com grande resultado financeiro.

Quais produtos impressos mais têm feito sucesso? Qual a tendência na impressão? Como está a concorrência e o que melhorou ou piorou?
Na A1 temos valores sólidos de conduta. Estamos focados sempre em melhorias, qualidade e inovação sem perder o foco no resultado. Nesse panorama a concorrência acaba sendo salutar.

Como vocês estão vendo 2018 em termos de economia?
Infelizmente o cenário não é dos melhores, teremos que ser criativos e organizados para superar o atual momento econômico/político.

O quanto a parceria com a Zangraf ajuda vocês?
A Zangraf sempre foi uma grande parceira da A1 desde o início, nos auxiliando na inovação e aberta a sugestões. Criamos muita coisa junto e temos certeza que essa parceria será duradoura.

_MG_8234