Negócios 5 meses atrás | Leo Saldanha

Estudo de caso: Um gigante mundial das foto cabines

Innovative Foto dos Estados Unidos é o maior provedor de cabines fotográficas dos Estados Unidos e provavelmente um dos maiores do mundo

por Revista FHOX

Uma empresa norte-americana que hoje o maior operador foto cabines dos Estados Unidos e que conta com 80% de participação de mercado naquele país. Eu já tive a oportunidade de visitar as instalações da DNP nos Estados Unidos e na época (2015) notei que a fabricante estava expandindo as instalações tamanha era a demanda do mercado de impressoras de eventos e foto cabines. Pois a marca acaba de anunciar a expansão dos negócios com uma nova divisão voltada para agências de publicidade e atividades promocionais. Mercado não falta, pois as cabines com impressão vão bem em eventos corporativos, festas e afins. Servem essas atividades festivas com equipamentos e fotos impressas personalizadas.

Hoje a Innovative Foto conta com uma rede de 3 mil foto cabines instaladas nos Estados Unidos. Presente em shoppings, grandes magazines, varejo em geral, cinemas, restaurantes, parques de diversão, hotéis e outros. Entre as grandes de clientes e parceiros estão o Sea World, Bush Gardens, Forever 21, Urban Outfitters, Rainforest Cafe, GGP Malls, Hard Rock Café, Cinemark, AMC Teatros, Cedar Fair, Six Flags, Chucky and Chease, Diego Zoo, Mars Corporation (M&M) e outros.

O investimento em foto cabine é uma forma de aumentar o fluxo e o faturamento com experiência fotográfica. Ainda mais em tempos de selfies por toda a parte. A empresa fatura em várias frentes com esses pontos. Alguns merecem destaque:

  • O diferencial das impressões saem na hora e quase sempre com a marca do evento ou com algum tema específico.

  • Funciona para marketing de ativação contabilizando participantes e com direito a lembrança personalizada. Lembrando que a foto cabine vende uma experiência. Deve ser por essa razão que faz tanto sucesso.
  • Venda de comerciais (vídeos e animações) dentro da cabine na tela (as cabines da marca possuem telas sensíveis ao toque de 24 e 42 polegadas). Antes de fazer os cliques para impressão o usuário é exposto aos comerciais.

  • Engajamento presencial e nas redes sociais. Esses equipamentos não só imprimem fotos na hora, mas postam também as fotografias e fazem check-ins automáticos dos consumidores nas redes sociais.
  • Curioso é que existe a opção do consumidor não pagar pelas fotos impressas desde que assista aos comerciais. Ou seja, quem paga a conta é a publicidade e a venda desses espaços publicitários nas cabines. A decisão é de quem contrata o serviço.

Falta destacar mais um ponto relevante: A Innovative Foto é uma subsidiária da DNP. Ou seja, as impressoras das foto cabines são obviamente da DNP. Graças aos 3 mil pontos, a empresa diz engajar 30 milhões de interações em suas cabines anualmente. A quantidade de fotos impressas por ano também está na casa dos milhões. De certa forma é mais do que um bom negócio para a DNP, já que funciona também como um laboratório para os clientes de impressora que querem investir em foto cabine em outras partes do mundo (inclusive no Brasil).

A parte que mais me surpreendeu é o novo aspecto hibrido dos equipamentos. Pois as foto cabines da marca agora possuem um inovador software que analisa a audiência graças a tecnologia da câmera Quividi. Dispositivo analisa o público em tempo real. A câmera avalia na hora qual o gênero, idade, a atenção, humor e outras indicações importantes que podem ser usadas pelas marcas parceiras e clientes. Mais do que isso, a marca está usando recursos de marketing em tempo real com suporte de tecnologia do Google para mensuração de efetivos resultados de vendas com as cabines. A ideia com essa estratégia da marca parece clara e ao mesmo tempo instigante: proporcionar uma mistura de experiência presencial com estratégias digitais que podem ser medidas a um custo mais baixo do que uma campanha de tevê ou um ação isolada nas redes sociais por exemplo. Todos esses recursos engenhosos me levaram a acreditar que o slogan da Innovative Foto pois redefinindo as foto cabines parece bem alinhado com a realidade da empresa.

>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3500 MEMBROS 
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.