Negócios 1 ano atrás | Leo Saldanha

Estudo de caso: as estratégias da Best Buy para vender mais câmeras

Famosa rede de varejo de venda de eletrônicos dos Estados Unidos renovou o conceito na loja e lançou workshops para ensinar fotografia

por Revista FHOX

 

A Best Buy é uma das mais famosas redes de varejo de venda de eletrônicos dos Estados Unidos. Com 51 anos de mercado, 125 mil empregados e atualmente com 1008 pontos, a Best Buy sempre vendeu câmeras fotográficas. Com a transformação do mercado de câmeras, a marca teve que se adaptar e mudar para postura mais proativa na venda de equipamentos. Batizado de Camera Experience Shop. Veja o que ela fez:

 

– Inspiração na B&H Photo: A Best Buy criou ilhas das marcas e promete mais modelos para os clientes testarem no local. Não só câmeras, mas também acessórios, lentes e outros equipamentos fotográficos. A Best Buy promete mais de 100 modelos de câmeras e lentes disponíveis para o cliente degustar. Além da Canon, Sony e Nikon, são outras 15 grandes marcas presentes com uma linha completa de produtos fotográficos.

– Parceria com as marcas: Canon, Sony e Nikon contam com parceiros das grandes fabricantes. Isso quer dizer: especialistas dos fabricantes que ajudam a conhecer mais do produto em um trabalho personalizado para cada consumidor.

– Workshops e cursos: existem os workshops e aulas mais simples. Do básico até atividades mais avançadas para que o entusiasta aprenda não só a usar a câmera, mas também a criar de forma mais apurada.

A Best Buy dividiu a parte educacional em dois perfis:

– cursos rápidos de duas horas dentro da loja. E para quem está começando. De certa forma, a empresa espera que os clientes comprem outros produtos da marca quando eles estão dentro do local. De graça.

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– Workshop: para fotógrafos intermediários e não disponível em todas as lojas da marca. Nesse caso, com mão na massa e atividades fotográficas para treinar com um fotógrafo convidado. Nesse caso é pago. Cada aula custa 50 dólares.

– A venda de experiência: a grande vantagem do varejo físico é justamente oferece aulas e degustação de equipamentos com suporte de especialistas. Trata-se de algo que mostra uma aposta da marca em uma nova fase.

O desafio omnichannel. O grande problema da Best Buy é conseguir levar a experiência que agora está disponível nas lojas. Isso não está acompanhando a estratégia no site. Embora apresente essa nova fase da marca para a fotografia, poderia ter os mesmos serviços (online) de cursos e informações preciosas para os clientes. Até porque a B&H Photo e a Adorama faz isso muito bem.

Saiba mais: Best Buy Camera Experience Shop

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