Negócios 2 anos atrás | Leo Saldanha

Estudo de caso: Artifact Uprising

Empresa on-line cria photobooks e outros produtos com apelo de design diferenciado

por Revista FHOX

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Meu primeiro contato com a marca foi fuçando na internet. Isso faz alguns anos, quando eu pesquisava sobre fotopresentes. Em 2015 fui surpreendido pela participação da empresa na Photo Plus em NY. O negócio que começou on-line agora presente com um estande bacana em uma feira de grande porte. Artifact Uprising cresceu e foi se destacando cada vez mais. Fez tanto sucesso que a VSCO resolveu comprar a operação para oferecer os serviços de impressão para a sua comunidade virtual. O poder surpreendente da fotografia no papel. A VSCO foi inteligente. De que vale um design ou preset estiloso se isso não tem o devido destaque impresso. Hoje Artifact Uprising é um case e pode ensinar muita coisa.

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Rolha para segurar a foto impressa em substrato especial. Existe sim novidade na fotografia.

O que chama a atenção na marca é variedade de opções. Mais do que isso o primor pelo design, com apelo para decoração com fotos. Não só de pendurar na parede, mas de criar produtos tão bonitos que as pessoas vão querer colocar em destaque na mesa da sala. Uma simples foto ganha outro patamar. Ou resumindo: veja como a minha família é linda nesse lindo porta-retrato único que você não encontra em nenhum outro lugar por aí…

Fascinado pela marca, decidi entrar em contato. Até agora não responderam. Sei que normalmente essas coisas demoram. No contato foram muito simpáticos. Ou melhor, na verdade eles responderam sim. O atendimento me ofereceu créditos para degustar os produtos fotográficos e disse que ia passar meu contato para a área de imprensa. Notei que até no atendimento eles tinham uma cultura distinta. Algo que destaco no perfil detalhado abaixo…

Perfil Artifact Uprising:
Onde fica: Denver (Colorado), nos Estados Unidos.
Quando surgiu? 2012.
Quantos no time: passaram de 3 para 40 funcionários.
O que oferecem? Photobooks, calendários, fotos avulsas. Mas de um jeito diferente com design de alto nível.

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Desafio: A VSCO, dona da marca, não vai muito bem. Fechou escritórios nos Estados Unidos e mandou gente embora.

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Público-alvo: mães modernas, fotógrafos e entusiastas descolados com idades entre 26 e 34 anos.

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Marketing: mostrar que para tirar do digital, os produtos impressos oferecidos tem que ser diferenciados. De muito bom gusto e com tecnologia de impressão sustentável. Participar de eventos com enfoque em caridade.

O alvo das ações: mobile. A ideia é atrair as fotos de smartphone e tablets para photobooks e afins. Segundo os donos, a empresa dobra em faturamento ano após ano. Bom para a VSCO.

Atendimento: do tipo surpreendente, simpático e generoso. A linguagem e comunicação da marca segue nessa linha.

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A beleza daquilo que pode ser tocado!

Marketing digital: leve, orgânico. Os posts nas redes sociais não parecem propagandas. Contam com mais de 500 mil seguidores no Instagram e uma base de cadastros de e-mail de 750 mil pessoas. Atendem 98 países. Artifact UpRising conta com apps que ajudam os clientes a tirar as fotos dos smartphones e computadores direto para o papel. E fazer isso na menor quantidade de toques e cliques possíveis. O alvo da marca é o ambiente móvel. Para eles, o futuro está na venda direto via smartphone ou app. Segundo a empresa, o mercado de impressão on-line cresce e já vale 2.3 bilhões de dólares.

O sonho da empresa: Querem ajudar a descomplicar a vida das pessoas quanto as fotos digitais. A palavra de ordem é curadoria para ajudar a imprimir. A empresa quer criar serviços e usar tecnologias que garantam a transformação dessas fotos em belas impressões. O mantra da empresa é: sem produto ruim e atendimento de altíssimo nível o tempo todo. O posicionamento da Artifact Uprising é de vender valor e não preço. E de não ser uma simples empresa de serviço on-line, mas sim com uma proposta de marca com estilo de vida.

Por que a notícia é importante? porque mostra uma marca digital que soube lançar produtos com apelo moderno e design clean. Do jeito que a geração smartphone está acostumada. Um laboratório profissional que se posiciona com com um propósito de estilo de vida. Mais do que marketing, a Artifact Uprising trabalha o branding em primeiro lugar. 
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Quer se aprofundar? Leia:

Entrevista – http://vator.tv/news/2017-04-10-artifact-uprising-brings-out-the-art-in-our-memories

perfil – http://www.5280.com/2017/03/meet-the-makers-denvers-artifact-uprising/