Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Esse caso recente sobre uma influenciadora representa bem esse momento em que vivemos

Rep. e fotos de Lindsey Grace Widdon

Como tudo hoje, o acidente da Instagrammer Tiffany Mitchell repercutiu nas redes sociais e na mídia não só nos Estados Unidos, mas também no mundo todo.

Entenda o que aconteceu? No mês passado, Tiffany caiu da moto enquanto fazia uma curva na estrada. Ela estava junto com a amiga e fotógrafa Lindsey Grace Widdon. As fotos perfeitas da amiga (que é profissional) e o fato de uma marca de água famosa daquele país aparecer estrategicamente posicionada começou a levantar suspeitas de que ela tinha armado tudo para gerar “engajamento”. De fato, desde o acidente o número de seguidores da influenciadora cresceram. Tudo começou a ganhar mais força na mídia depois de uma matéria da Buzzfeed levantando as suspeitas. E a BBC também fez uma abordagem do assunto. A instagrammer nega tudo e as fotos não foram adulteradas. A fotógrafa confirmou que tudo teria acontecido mesmo. Ainda assim, Tiffany deletou a postagem depois de receber ameaças de morte.

Lindsey Grace Widdon

Além de fotos “perfeitas” e sem sangue, internautas suspeitaram dela ter dois capacetes e de não ter sangue nas imagens. O que muitos disseram é que ela promoveu tudo aquilo para fazer publicidade para a Coca-Cola, dona da marca Smartwater. A empresa negou e ela também. A influenciadora diz que foi uma pessoa que estava por perto que chamou a ambulância e que é muito transparente quando faz publicidade e que esse não foi o caso.

Lindsey Grace Widdon

A fotógrafa disse que depois olhando as fotos, também pensaria que é uma armação. Mas que como viu tudo o que aconteceu sabe que é verdade. A profissional inclusive disse que a instagrammer nem tinha visto que ela fez as fotos. Só vendo depois quando as enviou.

>> Os episódios de maior audiência do FHOXCast em 2019

A SmartWater perto da cena. Suspeita negada pela Coca-Cola, dona da marca. Foto: Lindsey Grace Widdon.

Verdade ou não? Podemos dizer que restam três certezas sobre essa ocorrência. Primeiro, que esse é provavelmente o ensaio de acidente de trânsito mais bonitos dos últimos tempos. E segundo: que a fotógrafa Lindsey é muito talentosa e o quanto um fotógrafo faz toda a diferença para deixar até um acidente esteticamente “bonito”. E terceiro: que as pessoas estão cada vez mais céticas quanto a tudo o que é publicado nas redes sociais. Sobretudo quando envolve influenciadores digitais. Em tempo: o namorado de Tiffany, James Cloninger, morreu em um acidente com moto em 2016.

Lindsey Grace Widdon

Vale a pena ler essa matéria da Época Negócios/BBC que aborda todo o caso em detalhes sob a ótica da ótima reportagem feita pela BBC. Um dos pontos relevantes levantados pelo artigo é como a relação dos influenciadores vem gerando conflitos. Em especial porque eles muitas vezes fazem “propaganda” sem avisar que são patrocinados. Ou dizem que são patrocinados sem na verdade terem qualquer pagamento da marca (para ter credibilidade e quem sabe atrair empresas que daí teriam que pagar). Sinal desses novos tempos de marketing digital em tempo real.

https://www.instagram.com/p/B1Z1M3ygEH4/

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.