Negócios 2 anos atrás | Leo Saldanha

Escola de Negócios FHOX: você tem uma estratégia para o consumidor conectado?

Novos dados de mercado sobre o comportamento digital do consumidor brasileiro mostram a importância de um plano integrado e que considera uma comunicação dispositivos móveis

por Revista FHOX

Os números publicados pela 13ª edição da pesquisa TIC Domicílios deixam claro a mudança no comportamento do consumidor brasileiro. Entenda consumidor como um termo genérico que envolve todos os negócios e mercados. Primeiro vamos aos números:

– 120 milhões de brasileiros conectados a internet. Lembrando que somos 205 milhões no país.

– Quase metade (49%) desses internautas acessou a internet só em dispositivos móveis. Tablets e smartphones. São quase 60 milhões de pessoas que só entram na internet (e nas redes sociais) na palma da mão.

– 88% da classe A usa a internet tanto no desktop quanto nos smartphones. Já nas classes D e E esse número cai para 15%. Na classe C 53% só usa a internet no dispositivo móvel. Enquanto 80% das classes D e E só usam internet na palma da mão com seus smartphones.

– Na região nordeste, 58% da população só usa a internet nos aparelhos móveis. No norte do Brasil 62% e nas áreas rurais 72%. A boa notícia é que mesmo nas áreas rurais houve um salto na adesão da internet. Em 2011 só 15% tinham acesso. Hoje são 44%. Sobretudo pelo avanço dos smartphones.

– O Brasil é campeão mundial no uso de redes sociais e é isso que puxa os números de acesso nos dispositivos móveis. Aí entra Facebook (com mais de 100 milhões de brasileiros acessando) e WhatsApp e Instagram.

– O dado preocupante é que 1/3 dos brasileiros com dez anos ou mais não tem acesso regular à rede. Por outro lado, se 39% dos lares do país não tem acesso, podemos encarar isso como uma grande oportunidade. O que ainda complica a adesão é a questão de preços de provedores ou mesmo dos valores de aparelhos.

– Com pouco mais de 60% dos lares brasileiros conectados, a realidade de uma população 100% ligada na internet avança cada vez mais.

Na Escola de Negócios FHOX com o Seminário Marketing 4.0 abordamos a importância da estratégia integrada que combina esforços digitais (e analógicos). O que está cada vez mais claro é que a empresa ou empreendedor sem algo pensado para “telinhas” terá problemas daqui para frente. Na verdade, se você não pensou nisso já está atrasado. Algo que vale para todos os segmentos da fotografia de formatura, família, newborn, casamento e a própria indústria.

Mais do que só ter “uma continha” no Instagram ou site responsivo para smartphones, é fundamental pensar em várias frentes de divulgação e preparar um plano ao mesmo tempo autêntico com a sua personalidade preparada para o seu consumidor. De preferência combinando esforços digitais com parcerias com negócios reais. Fácil? Sabemos que não. Muito ao contrário, pois envolve questões que vão além de ser autêntico. Crucial que o seu negócio da fotografia tenha um propósito, significado, personalidade e que venda uma experiência marcante. Você parou para pensar nisso? Ou está na base só de “um dia de cada vez?”.

O que fica claro dessa nova e fascinante pesquisa é o tamanho da oportunidade e a sombra de uma ameaça digital. Não é à toa que virou um desafio conseguir passar essas mensagens em uma telinha. Ainda mais quando acompanhada de um dedinho nervoso louco para passar para próxima “fotinha”. No fim, um paradoxo. Na era da conexão em tempo real todos lutam pela atenção e aquele minutinho de uma olhada dos consumidores.

Nunca tivemos um canal de acesso disponível tão promissor com milhões de possíveis clientes como agora, ao mesmo tempo fica cada vez mais difícil se destacar nesse ambiente. A única certeza? Em algum momento teremos quase todos os brasileiros ligados na internet na tela de um smartphone.

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