Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Ensaio de Natal – três pontos para observar e investir neste negócio lucrativo

Desde de que seja feito com planejamento e preparo, o negócio de sessão temática natalina é um dos mais quentes para quem vive da fotografia

Eu trabalho há quase 10 anos nesse ramo e sei o quanto as sessões de Natal são fortes. Nos últimos três anos meu faturamento foi acima de 20 mil reais o que me possibilitou passar pela crise da pandemia de forma segura através de gestão e estratégias.  Por conta disso preparei este conteúdo para te mostrar alguns pontos relevantes quanto a importância da preparação e planejamento:

1 – Antecipar os esforços. Criar ensaio de Natal requer preparação prévia. Onde será feito? Quais os parceiros estarão participando da campanha? Como será a cenografia? A abordagem e a logística. Envolve muitas questões que devem ser pensadas com antecedência. 

Fotos: Ariane Milagres

2 – Divulgação. Usar as plataformas digitais tanto seus canais como site e redes sociais para um esforço de divulgação. Mas isso também pode envolver parceiros e contar com a participação dos próprios clientes neste processo. Se o planejamento é importante, o que dizer da comunicação para que as pessoas saibam da sessão e se preparem para participar e contratar, claro.

3 – Montagem, temas, logística. Envolve tantos detalhes para a montagem. Você deve inclusive preparar tudo de forma prévia. Muito importante a fotógrafa ou fotógrafo ter tudo preparado e pensado para a hora do ensaio inclusive realizar um ensaio antecipadamente para corrigir detalhes do seu planejamento cenográfico.

Agendamentos, entregas de fotos e produtos, tempo da sessão…cada detalhe deve ser pensado e envolve claramente um antes, durante e depois. Cada um destes aspectos é muito importante pois envolve a experiência do cliente. Se um deles falhar, tudo pode ser colocado a perder, pois todo o processo é interligado. Nesse sentido, se você fizer um bom trabalho, o cliente já vai te indicar para os amigos, se tornará seu cliente para muitos outros tipos de trabalho.  

Eu vivo deste mercado e posso te ajudar caso queira orientação. Saiba mais sobre minha mentoria clicando aqui: Mentoria Fotógrafo 2.0 – My Blog (arianemilagresmentoria.com)

Fotos: Ariane Milagres