Movimento Imprimir 1 ano atrás | Leo Saldanha

Empório do Aço: a maior rede de fotopresentes do Brasil

Um case surpreendente de um negócio que cresceu organicamente e que segue em expansão no Brasil e lá fora

por Revista FHOX
Quiosque EM Shopping. Mais de 300 pontos espalhadas pelo Brasil e já presente em outros países

Como é bom encontrar exemplos inspiradores de negócios na fotografia. Melhor ainda quando é meio que por acaso. Outro dia fui em um shopping perto de casa em São Paulo. Lá esbarrei com um quiosque da Empório do Aço. A verdade é que volte e meia eu encontro uma unidade dessa franquia em algum shopping de São Paulo. Normalmente a FHOX procura esses negócios para conversar. Mas dessa vez preferi pesquisar e entender melhor de fora. Como se fosse um provável empreendedor. Primeiro, uma constatação importante. A Empório do Aço deve ser a maior rede que envolve fotografia disponível no mercado hoje.

Histórico: surgiu em 2011 e é única no mercado com essa proposta. De vender fotopresente desse tipo, com fotogravação no aço em uma grande variedade de produtos.

O que ela faz? Vende fotopresentes. Produtos 100% em aço com fotogravação no metal. Você pode comprar uma peça com a foto da sua filha, do cachorro. Parei para perguntar na unidade perto de casa e a moça disse: manda a foto via WhatsApp que eu faço para você.

Perfil dos empreendedores: empreendedores de fora da fotografia. Gente que perdeu ou largou o emprego e resolveu investir nesse negócio. O sonho de ter a própria empresa.

Estande da empresa em uma feira de franquia

Franquia: o modelo é acessível e como é mais em conta cresceu o interesse depois que a crise chegou. A Empório do Aço passou a atuar com franquia em 2012. São mais de 300 unidades não só no Brasil, mas também na Europa e nos Estados Unidos.


Diferenciais: muitos. Primeiro por não ter concorrente direto. Segundo porque os pontos ficam em shoppings (normalmente) ou centro de compras. E isso traz a certeza de fluxo, sobretudo porque ficam no meio do corredor.

O mix é variado: com mais de 3 mil opções de joias (e até piercing) que podem ser personalizadas. Tanto para mulheres como homens e até pets. A marca também atua com brindes para empresas.

Expansão: como cresceu demais, chegou o desafio de expandir em outros negócios. A empresa cresce com 16 a 20 novos franqueados mês. Como já saturou em shoppings, a marca entrou mais em áreas de serviços de hipermercados e aeroportos. Vale destacar que boa parte das 300 unidades é da própria Empório do Aço.

Tecnologia de impressão: É feita com a impressora Metaza (da Roland). Bem rápida e que faz gravação em vários tipos de metal, como aço, titânio, etc.

>> Imprimir para crescer

Eu fui levantar as informações básicas sobre o investimento e antecipo algumas coisas que a empresa divulgou para interessados na franquia

  • Investimento: 150 mil reais para abrir
  • Operações: consultoria de campo e suporte operacional, visitas periódicas às unidades, treinamento e desenvolvimento.
  • Marketing: calendário anual de Campanhas Sazonais, suporte ao desenvolvimento de marketing local, serviço de atendimento ao consumidor, suporte em cada inauguração, assessoria de criação de peças de comunicação.
  • Showroom: consultoria de vendas, análise de mix de produtos de acordo com o perfil da unidade, informativos semanais de dicas e tendências.
    Retorno do investimento de 18 a 24 meses com Markup médio de 6X.
  • Faturamento médio é de 30 mil reais. 

Você encontra as informações mais detalhadas aqui:  franquia da Empório do Aço

Saiba mais sobre a marca: http://emporiodoaco.com/

>> CAMERACLUB: BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS EM UMA COMUNIDADE COM MAIS DE 3500 MEMBROS 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.