

O fotógrafo José Vieira, em Orleans (SC), nunca imaginou que seu sobrenome poderia lhe trazer dor de cabeça quando abriu seu estúdio fotográfico em 1993 com o nome Foto Vieira. Tempos depois ele recebia um comunicado da Justiça que deveria trocar o nome do estabelecimento imediatamente, pois na região havia outras empresas de mesma denominação. Um problemão, na rotina comercial de Vieira e de sua mulher Maria. “Não adiantou meu pai provar na Justiça o sobrenome; tivemos de contratar uma empresa de marketing para desenvolver a nova marca”, conta o filho e também fotógrafo Renan. A mudança de nome para Foto Elegance, devidamente registrada, demandou investimentos em instalações, comunicação, folheteria, embalagens, etc.
Mas a percepção de marca entre os consumidores é um processo demorado. Até hoje, depois de oito anos de mudança de nome, tem gente que se refere ao espaço como “Foto Vieira”.


Pela estrada – Renan assumiu a direção da loja em 2011. Entre suas iniciativas está o desenvolvimento de um camarim móvel, um grande aliado nos ensaios externos para o make-up das clientes feito pela maquiadora do estúdio. O “camarim móvel” continua sendo um diferencial em toda a região de Criciúma.
Atendimento é outra área prioritária da Foto Elegance, que tem público-alvo as classes A e B. Segundo Renan, os funcionários até já passaram por treinamento com uma psicóloga. Ele mesmo é um autodidata, sempre estudando assuntos como vendas, marketing digital e desenvolvimento pessoal.
Meus orgulhos:
“Tenho orgulho da minha família, que começou do zero com fotografia. Juntos – com muito trabalho, garra e determinação – conseguimos o crescimento individual, sempre ajudando uns aos outros. Como toda empresa, passamos por problemas, mas sempre seguimos em frente focando na solução.”
Foto Elegance por números:
Funcionários:
1993: 2 (casal José e Maria Vieira)
2017: 8
Instalações
1993: 30 m2
2017: 200 m2 (sede própria)
Casamentos em 2016: 57
Deixe uma Mensagem