Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Do nome próprio para uma marca

Foto interna
Fotografia de casamento é um dos focos do estúdio. Fotos: Foto Elegance

O fotógrafo José Vieira, em Orleans (SC), nunca imaginou que seu sobrenome poderia lhe trazer dor de cabeça quando abriu seu estúdio fotográfico em 1993 com o nome Foto Vieira. Tempos depois ele recebia um comunicado da Justiça que deveria trocar o nome do estabelecimento imediatamente, pois na região havia outras empresas de mesma denominação. Um problemão, na rotina comercial de Vieira e de sua mulher Maria. “Não adiantou meu pai provar na Justiça o sobrenome; tivemos de contratar uma empresa de marketing para desenvolver a nova marca”, conta o filho e também fotógrafo Renan. A mudança de nome para Foto Elegance, devidamente registrada, demandou investimentos em instalações, comunicação, folheteria, embalagens, etc.

Mas a percepção de marca entre os consumidores é um processo demorado. Até hoje, depois de oito anos de mudança de nome, tem gente que se refere ao espaço como “Foto Vieira”.

trailer foto elegance
Camarim móvel para levar sessões fotográficas para a região de Criciúma

Pela estrada – Renan assumiu a direção da loja em 2011. Entre suas iniciativas está o desenvolvimento de um camarim móvel, um grande aliado nos ensaios externos para o make-up das clientes feito pela maquiadora do estúdio. O “camarim móvel” continua sendo um diferencial em toda a região de Criciúma.

Atendimento é outra área prioritária da Foto Elegance, que tem público-alvo as classes A e B. Segundo Renan, os funcionários até já passaram por treinamento com uma psicóloga. Ele mesmo é um autodidata, sempre estudando assuntos como vendas, marketing digital e desenvolvimento pessoal.

 

Meus orgulhos:

“Tenho orgulho da minha família, que começou do zero com fotografia. Juntos – com muito trabalho, garra e determinação – conseguimos o crescimento individual, sempre ajudando uns aos outros. Como toda empresa, passamos por problemas, mas sempre seguimos em frente focando na solução.”

 

Foto Elegance por números:

Funcionários:

1993: 2 (casal José e Maria Vieira)

2017: 8

 

Instalações

1993: 30 m2

2017: 200 m2 (sede própria)

Casamentos em 2016: 57