Negócios 2 meses atrás | Leo Saldanha

Covid-19: como o WhatsApp pode ajudar o empreendedor

Amrit Pal, Gerente de produtos para pequenas empresas do WhatsApp, dá dicas sobre a ferramenta nesses tempos de quarentena

por Revista FHOX

Em uma coluna recente para o Jornal do Comércio do RS o gerente de produtos para pequenas empresas do WhatsApp, Amrit Pal deu dicas de como usar a ferramenta nesses tempos de quarentena.

Para pequenas empresas que se sentem ameaçadas pela forma como essa situação afetará suas operações, aqui estão seis dicas de como o WhatsApp pode ajudar a manter o negócio.
1. Atualizações regulares do inventário – determinados setores, como restaurantes, mercados ou padarias, podem enfrentar estoque reduzido, por isso é importante manter seus clientes atualizados em tempo real sobre o que está disponível no momento. Tente fornecer atualizações aos seus principais clientes por meio de uma conversa em grupo e mantenha um catálogo atualizado no aplicativo WhatsApp Business para que outras pessoas possam ver facilmente os produtos e a quantidade disponível.
2. Compartilhe o horário comercial – é importante manter os clientes informados sobre qualquer alteração no horário de funcionamento. Use o perfil comercial no aplicativo WhatsApp Business para exibir os dias e horários em que sua empresa está aberta e configure uma mensagem de ausência que informe aos clientes quando você está ocupado ou não disponível.
3. Entregas mais eficientes – À medida que o tráfego de pedestres e as visitas às lojas diminuem, estimule negócio por meio de coletas e entregas. Ative o recurso de localização no WhatsApp quando estiver se aproximando de um local de entrega e peça a seus clientes que ativem o recurso para tornar o serviço rápido e simples.
4. Reuniões por vídeo chamada – Para empresas de serviços, como advogados ou agentes de seguros, as visitas pessoais tradicionais podem ser facilmente realizadas por um vídeo chamada do WhatsApp. A reunião pode ser feita de qualquer lugar e é gratuito.
5. Leve clientes para dentro de sua loja – Faça um tour virtual em uma atualização de status que os leve para dentro de sua loja.
6. Mantenha-se conectado com seus colaboradores – Com algumas empresas adotando o home office, os grupos no WhatsApp são uma opção de compartilhar ideias, atualizações e comentários instantaneamente, colaborar em um projeto e responder a perguntas em tempo real. Uma chamada de voz em grupo do WhatsApp com até quatro participantes permite uma sincronização rápida da equipe tão fácil quanto com uma pessoa.
Como as operações comerciais tradicionais são interrompidas por um futuro previsível, a ferramenta que mantém as pessoas conectadas a amigos e familiares também pode ser uma solução para os clientes. É possível tornar esse período único, e potencialmente difícil, um pouco mais gerenciável.