Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Costco e a necessidade da renovação do modelo de negócio de impressão de fotos

File:Costco (Plain City, Ohio) - COVID-19 countermeasures at checkout.jpg -  Wikimedia Commons

A informação circulou com força ontem (13) em alguns dos principais sites dos Estados Unidos. A Costco é uma das maiores marcas de hipermercados com enfoque em preço baixo e volume. Sempre teve a fotografia com unidades de fotocenter dentro das suas lojas. O anúncio oficial da empresa ocorreu ontem e não chega com tanta surpresa. Afinal, pouco mudou na oferta da marca nesse serviço de impressão de fotos. O que a Costco alega é o avanço dos smartphones e redes sociais como principal motivo para as pessoas deixarem de imprimir fotos. 

Costco Photo Center | Complete Guide | REthority

Baseada em Washington e ativa nos Estados Unidos com 500 lojas, a empresa enviou um email para todos os clientes que já fizeram pedidos nos fotocenters avisando que o fechamento do serviço de impressão será no dia 14 de fevereiro. “Desde que o smartphone foi introduzido na fotografia e nas redes sociais, a necessidade de imprimir fotos caiu. Mesmo com o número de fotos continuando a crescer” disse a Costco na mensagem. “Depois de muita reflexão, nós determinamos que essa redução contínua não precisa mais de um serviço de impressão na loja”. Contudo, é importante ressaltar que o serviço online de impressão vai continuar. Ou seja, as pessoas poderão enviar fotos para imprimir e receber em casa pelo site dedicado da marca. A Costco atende com photobooks, fotopresentes, decoração com fotos e fotos avulsas. 

File:Thorncliffe Park Costco - 01.jpg - Wikimedia Commons

O fato é que o conceito de varejo como funcionava antes não mostra os mesmos resultados do passado. A Costco seguia insistindo em uma formato estilo anos 1990 e começo dos anos 2000. Uma verdadeira viagem no tempo para quem passava por lá, como se o consumidor voltasse 15 anos no tempo e as coisas não tivessem evoluído em questões como embalagem, oferta, experiência e outros quesitos. 

Costco Photo Center finally back online after security breach forces  seven-week outage - GeekWire

Nos Estados Unidos a competição com pontos de venda de varejo é bem mais forte nas farmácias como Walgreens, CVS e outras. Redes de supermercado também atuam da mesma forma. Todas combinando serviços online + loja física. E aproveitando a vantagem da pessoa fazer o pedido online para ir buscar no local. A estimativa é de que 1.4 trilhões de fotos foram geradas em 2020 só em smartphones. O que chega a ser paradoxal, pois por um lado nunca tivemos tantas pessoas fotografando e ao mesmo tempo nunca tivemos tão poucas fotos impressas em proporção.