Spontals é de São Paulo e foi criada para que fotógrafos ganham dinheiro com a venda de fotos em eventos diretamente aos participantes. A empresa digital de Luiza Lopes Abdalla e Gabriel Navarro Alday. Confira a conversa com a FHOX com os dois empreendedores.
FHOX – Quando a empresa começou e qual o conceito do negócio?
A Spontals foi lançada em junho de 2017. O conceito foi criar uma nova proposta de trabalho aos fotógrafos. Com a plataforma, os fotógrafos podem se cadastrar e começar a fotografar lugares e eventos, e vender as fotos diretamente aos participantes através do site. Esse formato funciona muito bem em passeios turísticos, atividades esportivas, eventos escolares e diversas outras situações. Através do site, os fotografados escolhem suas fotos (que é protegida com uma marca d’agua), fazem o pagamento com cartão de credito ou boleto e já baixam a foto na mesma hora.
FHOX – como está o negócio até aqui?
Spontals – Hoje a plataforma conta com 450 fotógrafos cadastrados e milhares de fotos vendidas. Também estamos participando do programa de aceleração StartupSP do Sebrae que tem ajudado muito na evolução do negócio.
FHOX – qual o diferencial de se trabalhar com vocês?
Spontals – Com a plataforma os fotógrafos conseguem criar uma forma remuneração adicional e preencher a agenda do mês com eventos que, sem a plataforma, não seriam possíveis de se rentabilizar. Além disso, o site oferece um controle total sobre as vendas, um perfil exclusivo com link personalizado para que o fotógrafo possa fazer a divulgação dos seus eventos, e tudo isto sem nenhum custo fixo, a plataforma retém uma porcentagem apenas sobre o que for vendido.
FHOX – como surgiu a ideia dessa plataforma?
Spontals – A ideia da plataforma surgiu quando fiz uma viagem de férias e um fotógrafo ofereceu para todos da excursão adquirirem as fotos tiradas durante o passeio. O processo foi bem complicado, o fotógrafo não aceitava cartão de crédito, tivemos que esperar todos escolherem as fotos no notebook do fotógrafo e aguardar as fotos serem gravadas em um CD, só que desta experiência surgiu o insight do negócio. Porque não criar uma plataforma totalmente aberta, para que os fotógrafos possam se cadastrar e usa-la para vender fotos nos mais diversos tipos de eventos?
FHOX – quais os planos para 2018?
Spontals – Para 2018 teremos uma nova versão do site, com um layout ainda mais bonito e fácil de usar.Estamos investindo muito em novas funcionalidades para facilitar a busca de fotos no site, integração com gráficas para também trabalharmos com fotos impressas e expansão internacional.
FHOX – como está a recepção geral?
Spontals – A receptividade tem sido ótima. O feedback que recebemos constantemente, principalmente de quem já trabalhava com este formato de trabalho, é de que a plataforma otimizou muito o tempo. Todo o trabalho pós fotos de inserir marca d’agua, diminuir a resolução das fotos, mostrar para os clientes, receber os pagamentos e enviar as fotos por e-mail ou CD foi economizado. O fotógrafo precisar apenas subir as fotos no site na resolução original e acompanhar as vendas.
FHOX – como funciona para se cadastrar?
Spontals – Para se cadastrar é muito simples, basta o fotógrafo acessar o site e preencher o formulário de cadastro. Na mesma hora ele já terá seu perfil disponível e poderá subir as fotos para que seus clientes comprem de forma simples e segura. Quero convidar a todos para que acessem e conheçam a plataforma. Estamos trabalhando diariamente para entregar um produto de excelência aos fotógrafos do Brasil.
Saiba mais: https://www.spontals.com/
>> As referências do Congresso Fotografar 2018 estão chegando
https://www.facebook.com/spontals/videos/894063170751473/
Deixe uma Mensagem