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Confira 10 dicas, e uma bônus, para verificar se o seu site de fotografias está ideal

Crédito: iStock

Segundo uma pesquisa do Sebrae, cerca de 59% dos usuários utilizam a internet para pesquisar produtos ou serviços; manter um bom site pode ser um grande diferencial

Na internet, provavelmente você já deve ter passado por isso: acessar um site, que apesar de ter um layout dinâmico, carecia de informações ou travava bastante. Se você trabalha com fotografia, e não recebe muitos clientes, talvez isso esteja acontecendo com sua página também.

Não precisa se martirizar, apesar de serem erros graves, são comuns e podem ser consertados com o mínimo de esforço e capital aplicado. Isso porque manter uma boa página em funcionamento é tão importante quanto ter um curso ou faculdade de fotografia.

Por isso, separamos aqui algumas dicas valiosas para fazer com que o seu site seja um dos melhores e chame ainda mais a atenção de seus clientes. Então, vamos lá?

Seu nome está no site?

Uma plataforma anônima, ou com um apelido, gera uma aura de mistério, mas não te ajuda a receber perguntas interessadas em seu serviço. Por isso, colocar seu nome e torná-lo público é o ideal, porque isso vai criar laços de confiança com potenciais clientes. Compre um domínio com o seu nome.

Seu site está integrado ao marketing?

Estratégias de marketing são essenciais para a internet, porque ele ajuda a capturar contatos e agregar valor através do envio de newsletters e o download de e-books, que vai gerar engajamento. Sem nenhum destes instrumentos, o usuário entra e sai do seu website, sem ter a oportunidade de conhecer seu trabalho, ou de receber uma proposta.

Você usa modelos web mais baratos?

Para chamar a atenção para seu endereço eletrônico, você precisa investir um pouco nele. Algumas centenas e um amigo habilidoso, serão ideais para fazer com que uma página seja legal, básica, mas conceitual e original. Evite os modelos prontos, com o logotipo do provedor em todos os lugares, isso pode prejudicar a sua imagem.

Seu layout é muito chamativo?

Menos é mais, é lei nesse caso. Isso porque o site tem que focar nas fotografias, e o quanto elas são boas, mas optar por um layout cheio de elementos, e muito chamativo, pode acabar desviando a atenção do seu trabalho. O ideal é dar prioridade para fundos simples, com cores sóbrias, e layouts simples são ideias para dar destaque ao que interessa.

A página possui o seu contato pessoal?

Seu cliente precisa te encontrar de forma rápida e fácil, e para isso, os formulários de contato não são ideais. Isso porque muitos clientes vão desejar meios de contato mais ágeis, como Whatsapp e até mesmo e-mail, principalmente porque eles querem ter uma “via” da conversa com eles, isso gera mais confiança no seu serviço.

Outro ponto que vai te ajudar bastante, é colocar o seu e-mail ou whatsapp em uma imagem, porque aí os bots não vão te encontrar, te impedindo de receber spams.

Seu servidor tem um portfólio organizado?

Manter um portfólio organizado e atualizado é ideal para mostrar o seu talento. Misturar ensaios e fotos pode ser desconfortável para o usuário e passar a mensagem que você faz diferentes tipos de serviços, separando o material em diferentes categorias, cada uma carregada com os respectivos arquivos.

Seu site abre rapidamente?

Atualmente existem diferentes ferramentas para você saber se a sua página está demorando para carregar. É importante saber disso, porque uma página demorada causa uma repulsa praticamente imediata dos usuários. Para solucionar, é ideal chamar um designer para ver o que pode ser melhorado.

Seu site facilita o pedido de orçamento?

Facilitar os pedidos de orçamento, pode até ser um diferencial em relação aos seus concorrentes, isso porque facilita na criação de laços e relacionamento com seu cliente. A sua página de contato deve estar bem visível e criar uma forma de respostas personalizada e rápida.

Tem música tocando no seu site?

Um arquivo de som pode deixar o carregamento da sua rede mais lenta e, além disso, a maior parte das pessoas que vão procurar a sua página estão ouvindo música ou podcast, e atrapalhar este momento deles não é uma experiência muito confortável.

Seu site tem links para as suas redes sociais?

Um espaço virtual é realmente muito importante, para manter uma espécie de portfólio acessível para todos os seus clientes, mas eles também devem ter contato com outras formas do seu trabalho. Aqui, quanto mais, melhor. Crie perfis no máximo de redes sociais que puder, é essencial para eles conferirem seu trabalho e entrarem em contato direto com você.

Seu site tem versão em inglês?

Essa dica bônus oferece um diferencial para a sua imagem. Ter um endereço bilíngue pode abrir possibilidades para o seu trabalho, porque nem sempre todos os clientes que vão te procurar falam a sua língua. Isso pode criar uma questão de identidade que vai facilitar o boca-a-boca do seu trabalho, aumentando sua autoridade.

Com tudo isso, já dá para você ter um norte do que fazer, e como fazer. Lembrando que o ideal é sempre ter um profissional capacitado e alinhado com suas expectativas, para que assim você consiga montar sua página ideal, e que possa ter muito sucesso.