Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Como está o mercado mundial de câmeras?

Os números divulgados na última semana mostram que a Canon está 45.4% de participação de mercado nas vendas de câmeras. O que representa quase metade das 14.8 milhões de equipamentos vendidos no ano passado. A Sony está com 20.2% de participação na segunda posição. Nikon ficou com a terceira posição com 18.6% (queda de 1.6% em comparação com o último levantamento). A Fujifilm na quarta posição com 4.7% de participação (queda de 0.4%). Encostada na Fuji está a Panasonic na quinta posição e também com 4.7%. É a primeira vez que a Sony aparece na frente da Nikon no relatório da Nikkei. 

A Sony cresceu quase 1% em relação ao último relatório de participação de vendas mundiais de câmeras. E a Canon cresceu 2.4% no período. Os dados são da Nikkei e são informações que indicam outros pontos importantes: 

  • foram vendidas 14.830.000 câmeras em 2019. Queda de 22% em comparação com 2018. Movimento de diminuição nas vendas que já vem com força desde 2017 e segue a mesma tendência. 
  • A Sony e a Canon se destacam. A Sony por se manter na segunda posição e crescer. Desde 2019 que a fabricante segue firme na vice-liderança. A Canon também com bom resultado. 
  • A Olympus que foi vendida recentemente estava na quinta posição em 2019, mas perdeu o espaço para a Panasonic. 
  • É fato que a Covid-19 também afetou nessa queda acentuada para mais um ano. Resta saber se teremos uma recuperação com as mirrorless avançando para 2020 ou se os impactos da pandemia e da crise financeira decorrente dela afetarão ainda mais o relatório do ano que vem.