Negócios 3 semanas atrás | Leo Saldanha

Chocolatery: a experiência fascinante do marketing da KitKat com a primeira loja na América Latina

Novo espaço da marca no Morumbi Shopping vende uma vivência completa e personalização de chocolates em diversos sabores. E dá até para imprimir a foto no KitKat

por Revista FHOX

Por Leo Saldanha

Fotopresente em destaque logo na entrada. Tinta comestível e 30 minutos de espera. Fotos: Leo Saldanha/Tamara Minati

A FHOX esteve na primeira loja da KitKat da América Latina. Outros pontos assim só em Tóquio, Toronto, Nova York e Londres. Chamativa, colorida e repleta de atrações, a Chocolatery da Nestlé é uma verdadeira aula de negócios que serve de inspiração para qualquer mercado. Inclusive para a fotografia. 

Tudo pode ser tocado e o ambiente é aberto e convidativo

Experiência – logo na entrada o ponto surpreende. Colorido, brilhante com muitas luzes e tudo pensado para já chamar a atenção dos que passam na frente. Há até uma cadeira de balanço com a chamada da marca ao fundo. Atrai crianças, jovens e os adultos. Dentro do espaço um ambiente aberto e convidativo. Para você tocar e querer provar. Com experiências virtuais para quem quiser testar e quiosques que permitem escolher produtos e fazer tudo da forma mais personalizada possível. Some a isso o time bem treinado e a receita para o bom atendimento deixa tudo mais doce para quem visita o local. 

Telas para personalizar tudo. Do chocolate até a embalagem. O que é único vale mais

Personalização – Nos quiosques o cliente pode montar chocolates com combinações inusitadas. São 50 sabores de KitKat. Dá para colocar uma mensagem na lata para dar de presente. E você ainda consegue enviar uma fotografia para imprimir no chocolate. Mais personalizado do que isso, impossível. 

Meus chocolates esperando. 5 x mais caro do que um KitKat comum. Mas com foto é exclusivo e vale mais

Marketing 4.0 – Tudo foi pensado para combinar a loja com as redes sociais. Cada canto foi feito para gerar uma foto e ir parar no Instagram. Dos produtos até a decoração. Inclusive com as áreas de descanso no fundo da loja. Para o cliente sentar enquanto as crianças brincam nas atividades do local ou para tomar um café Nespresso (também uma marca Nestlé) que está por lá. O conceito marketing 4.0 está presente na ideia do co-criação dos produtos com quem vai na loja (esse chocolate tem a minha cara/foto), os clientes compartilham suas experiências (a ideia de comunidade e reconhecimento de ter passado por lá), o ponto como uma atração. Que gera interesse até de quem está muito longe (quando vir os posts de outros usuários nas redes sociais). Aqui entra também o conceito da conversação (muito além da promoção). Os clientes participam da divulgação e cuidam de mostrar tudo que pode ser feito no local. No conceito marketing 4.0 só não há nessa loja da KitKat um enfoque em recorrência. Já que por enquanto ainda não criaram um clube de assinatura de chocolate da KitKat. De qualquer forma, a Nespresso está lá com versões exclusivas de café que harmonizam com os chocolates. Mas creio que a recorrência nesse caso ocorre de forma indireta (pela indicação e o retorno do cliente encantado). 

>>R.U.M.O – uma novidade da Escola de Negócios Fhox

São 50 sabores. Variações do mesmo produto como forma de encantar

Dos 4 P´s do marketing 4. 0 ali fica mais destacada a co-criação do produto. Coma ideia de criar algo único é visível no serviço de impressão de chocolate. Há um quiosque e você só precisa se conectar no wifi da loja, enviar sua foto, ajustar na tela como vai ficar e enviar para impressão. Leva 30/40 minutos e custa 15 reais. Detalhe: um KitKat no supermercado sai por 2 ou 3 reais. Ou seja, nada mais claro aqui do que o valor da personalização. Se o produto tem minha foto e é único, então vale muito mais. Até a Nestlé vendendo chocolate entende isso. Enquanto na fotografia vemos gente queimando preço fazendo mais do mesmo ou nem isso (sem entregar nenhum produto impresso). No caso do KitKat com foto vem ainda com uma embalagem exclusiva dizendo que é algo único. E é a mais pura verdade. 

>> Ouça mais no FHOXCast: A deliciosa (foto)experiência na nova loja da KitKat em Sampa 

Essa é a vitrine na era da selfie. Tinha fila para fazer foto. A febre instagramável segue com tudo

 

De olho nos jovens – O alvo claro desta loja são os mais novos. Não é para menos que existem diversas atrações para crianças e os filtros exclusivos do Snapchat para baixar por lá. A ideia aqui é atrair esse público e se forem crianças seduzir os pais por tabela. Vender para toda a família e lembrar que crianças não compram, mas estimulam os pais a comprarem. E sem esquecer que crianças são consumidores do futuro. 

 

Atrações – A combinação de realidade virtual, videogame, o café para os adultos, um espaço para as crianças brincarem, os quiosques para personalizar produtos. Tudo seguindo a linha da co-criação. Aqui cabe relembrar: quero fazer algo único. Quero participar. Quero compartilhar. Quem for na loja vai notar que esse é o mote. 

Parcerias – Algumas parcerias são visíveis. Da marca mãe Nestlé com a Nespresso e do Snapchat com os filtros espalhados em placas por todo o espaço. Se bem que eu vi um mural com fotos Instax na área do café. Imagino que seja para eventos especiais e que a câmera da Fujifilm se faça presente nessas horas. A parceria com a Nespresso envolve experiência também. Nesse caso de degustação. De harmonizar chocolates com cafés exclusivos. 

Matérias ajudaram na divulgação. Marketing que não parece marketing

Notícia vende – A promoção do negócio ocorre com os visitantes em suas redes sociais. Mas logo na partida ocorreu com a massiva divulgação via assessoria de imprensa. Saiu nos principais portais de notícia e de negócios do Brasil. Tem apelo real de notícia e isso ajuda a atrair visitantes e é sim um marketing poderoso. Aliás, foi como descobri sobre o novo local, em um post da Exame no Facebook. 

Nem é preciso dizer que o apelo visual é forte. Para varejo e pontos físicos isso é questão de sobrevivência

O Produto acima de tudo – Não existe marketing bom de produto ruim. KitKat é a grande estrela. Tudo foi feito e pensado para envolver o consumidor quanto a isso. Tanto é verdade que até a nossa carinha vai parar no chocolate. E eles cobram bem por isso. O exemplo dessa loja deixa evidente o que na fotografia muita gente não entende. Se não tiver um produto bacana de verdade nem adianta usar das mais variadas técnicas de vendas e afins. Pois no fim é embuste para vender uma vez e o cliente não volta mais. Logo, penso que a recorrência pode não existir de forma fechada (assinatura) mas aparece de um jeito indireto. Eu recomendaria e indico a visita na loja. Voltar lá  para comprar ou para tomar um café ou para criar um presente único para alguém. O produto na loja da KitKat é a grande atração. E no caso da foto no chocolate isso se torna ainda mais verdadeiro. Como a área de impressão e preparação fica na entrada as pessoas param, veem que dá para imprimir foto no KitKat e querem fazer igual. Engenhoso. 

A propósito, fiz dois KitKats com a foto da minha filha. Um eu posso comer e outro posso presentear alguém, mas só de pensar dá uma dorzinha no coração. Acho mesmo é que esse chocolate vai ficar bem guardadinho.

Quer conhecer? 

Chocolatery KitKat – MorumbiShopping – Av. Roque Petroni Jr., 1.089, piso Lazer, Jardim das Acácias, região sul, s/ tel. Seg. a sex.: 10h às 22h. Dom.: 14h às 20h. 

No último fim de semana estivemos na primeira loja exclusiva da KitKat na América Latina. Uma verdadeira aula do que é venda de experiências que vale para qualquer negócio. Aliás, a fotografia faz parte dos diferenciais do local. Que tal um KitKat com sua selfie impressa? Ouça o novo episódio do FHOXCast clicando aqui 🤳👉🏼🎧Bit.ly/KitKatnoFHOXCast ou clique no link da bio #fotografia #fotopresente

Posted by FHOX on Thursday, October 31, 2019

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