Apoie a FHOX Impressa e garanta recompensas incríveis!


Carreiras na fotografia: conheça quatro áreas promissoras

(Crédito: iStock)

Apesar de a tecnologia dos smartphones colocar câmeras de boa qualidade nas mãos de grande parte da população, quem estuda fotografia sabe que há muito para ser explorado nos cliques e que é preciso ter técnica para tirar o melhor da fotografia.

Com as mídias digitais e o universo do audiovisual em crescimento, essa experiência na fotografia vem sendo requisitada por marcas, veículos midiáticos e pessoas comuns. Afinal, atualmente, quem tem a melhor imagem está um passo à frente.

Em meio a tantas possibilidades, quem está entrando na área agora pode se sentir perdido e indeciso. Por isso, é importante ressaltar que há áreas na fotografia que vêm se mostrando promissoras. Confira quais são!

Fotografia de produtos

As propagandas multicanais e a grande quantidade de lojas online impulsionaram a fotografia de produtos, que necessita que a composição da imagem seja compatível com a história e função da peça que está sendo vendida, o que exige um olhar profissional e conhecimento de estética.

Fotografia de pets

O mercado voltado a animais de estimação como um todo está em crescimento, visto que os bichinhos se tornaram os queridos das famílias brasileiras. De acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil há mais animais nas famílias do que crianças: 52 milhões de animais contra 45 milhões de crianças de até 14 anos. Para muitos, os bichos são como filhos, e registrar o crescimento e os momentos de lazer deles é um costume comum e que pode ser aperfeiçoado pela fotografia profissional.

Para trabalhar nesta área, o profissional precisa, em primeiro lugar, gostar de animais e saber lidar com eles, já que o comportamento do animal precisa ser controlado para gerar bons registros. Depois, um curso de especialização em fotografia animal, com certeza, é um diferencial que dá destaque a fotógrafos neste segmento.

(Crédito: iStock)

Fotografia de moda

No mundo atual, a moda passou a ter relevância ainda maior para artistas e também pessoas comuns que querem expor seus gostos e influenciar seus poucos ou muitos seguidores. Por conta disso, quem oferece fotos de qualidade e até mesmo um estúdio com iluminação e cenário profissionais tem grandes chances de ser procurado.

Fotojornalismo

Quem estuda jornalismo EAD ou presencial também aprende noções de fotografia para aprender a tirar e selecionar boas fotos para acompanhar notícias e reportagens, e o fotojornalismo pode ser um caminho promissor, tanto para jornalistas, quanto para fotógrafos.

A expansão desta área reforça ainda mais a presença dos jornais nas redes sociais e a necessidade de rapidez ao transmitir uma informação, e nada melhor para isso do que uma boa imagem.

(Crédito: iStock)