Negócios 3 anos atrás | Leo Saldanha

Bay Photo Lab: especialista em decoração com fotos

Operação enfoca em decoração com fotos e impressão para parceiros e em breve deverá retomar a produção de álbuns

por Revista FHOX

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FHOX foi conhecer de perto a estrutura de um laboratório profissional que é referência nos Estados Unidos, a Bay Photo Lab que fica nos arredores da cidade de Santa Cruz, próxima a São Francisco na Califórnia. Com a Redação estavam as empresas Go Image e Magipix que visitaram a feira WPPI e cases pelo país. A imponente estrutura passou por uma grande reforma que integrou dois prédios para juntar os departamentos. Produção, montagem, área de logística, design e marketing. A Bay Photo Lab transita entre o papel fotográfico com diversos minilabs e também no papel gráfico com HP Indigo e uma DreamLabo da Canon.

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A empresa atende a grandes parceiros on-line e outros canais de distribuição pelos Estados Unidos. O enfoque hoje é muito maior em impressão em metal e outras mídias. Na chegada de FHOX, eram visíveis produtos passando por uma última inspeção antes de ser despachados para entrega. Peças em grandes formatos já preparadas em acabamentos especiais. Sã mais de 200 funcionários, chegando a quase 500 em épocas de forte demanda. Entre os equipamentos, estão quatro Chromira, uma Aging Xerox, duas HP Indigo, duas Epson e nove minilabs Noritsu.

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A empresa criou uma área para reaproveitamento de resíduos dos minilabs, com químico centralizado e recuperação de prata. A montagem de sublimação funciona com Canon e Epson (também para impressão fine art). Na visão da empresa, as duas tecnologias devem seguir atuando em conjunto, porque trazem vantagens complementares. A empresa conta com dois pontos de coleta na região para atender a fotógrafos californianos.

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Tendência – Como outros grandes laboratórios daquele país, a Bay Photo fez a aquisição de um concorrente na costa leste. “Assim podemos competir na região e atuar na venda de produtos e serviços que não fazíamos”, diz Aaron Freitas, diretor de marketing da empresa que antes atuava na Apple. Embora o álbum fotográfico não represente o principal produto hoje, a ideia é reformular todo o departamento para voltar a atender o mercado profissional. Com mais de 40 anos de mercado (fundada em 1976), a Bay Photo foi criada por Larry Abitbol, um fotógrafo que notou a oportunidade de crescimento nesse mercado. Freitas destacou a extrema e forte competição entre os laboratórios profissionais dos Estados Unidos. Para ele, a consolidação dos maiores players com a compra e fusão de grandes operações era um caminho natural. Freitas contou que a Bay Photo serve fotógrafos e operações não só dos Estados Unidos, mas também de outros países. A marca foi pioneira em várias frentes: a primeira a usar o sistema de pedidos on-line ROES Lab (depois virou padrão nos EUA), a criação do Thin Wraps (uma nova forma de venda de fotos impressas em metal) e outros. Uma iniciativa interessante é que a marca faz parte um programa ambiental da região com critérios e ações para preservação do meio ambiente.

A empresa atua no marketing com anúncios nas principais revistas de fotografia norte-americanas, além da presença on-line e participação frequente em eventos pequenos, médios e de grande porte. Caso da WPPI em Las Vegas (com um grande estande) e também na Imaging USA que ocorre anualmente em diferentes cidades daquele país. Para Freitas, não são poucos os desafios da marca. “Somos pioneiros e inovadores em um mercado onde a concorrência sempre acaba copiando o que a gente faz”, diz. Soa familiar?