News 1 mês atrás | Leo Saldanha

As tendências criativas da Shutterstock para 2021

Relatório da marca completa dez anos indicando um ano de excentricidade e esperança

por Revista FHOX

 

 

Sempre nessa época do ano a Shutterstock divulga um relatório anual de tendências criativas. São 10 anos fazendo isso e mais uma vez é conteúdo de alto nível. De acordo com as indicações, 2021 traz esperança com toques de excentricidade. Originalidade, otimismo e capacidade de se adaptar foram destacados pelos entrevistados pela empresa para esse grande estudo. 

Veja os destaques do Creative Trends Report. “As tendências deste ano estão centradas em torno da individualidade, imperfeição, autenticidade e escapismo — apesar dos obstáculos que fomos forçados a navegar, e da incerteza que enfrentamos, não faltaram criatividade e inovação”, refletiu Flo Lau, diretora criativa da Shutterstock. São 10 grandes tendências com base na análise da marca no comportamento dos próprios usuários da plataforma. Os temas vão desde fotografia até cinema e música. Todos os anos bilhões de pesquisas são feitas por usuários nesses conteúdos com procura por grafismos, ilustrações, fotos e outros. 

Na fotografia, o tema geral é Identidade Sem Filtro,denotada pela crescente consideração pela inclusão e representação. A plataforma notou um aumento de consultas para “não-binários” (aumento de 2.300%) e “pessoas autênticas” (aumento de 133%). “Identidade Não Filtrada abrange retratos autênticos e a ampla gama de beleza em todo o mundo”, explicou o serviço. Claro que, com o mundo se tornando virtual quase exclusivamente, há também uma maior apreciação pela vida interior não adulterada e pelo “autocuidado” (aumento de 177%).

O Painel de Inteligência Visual da Shutterstock prevê que a cena gráfica e de design será inundada de fluidez e imperfeição. Sobretudo na medida que as pessoas se tornam mais confortáveis com sua individualidade.

As tendências gráficas compreendem inkscapes de fluxo livre (indicado por um aumento de 381% nas pesquisas de “tinta alcoólica”), padrões exclusivos de Tie Dye (baseados em aumento de 2.404% nas consultas para “tie dye”) e Rostos Surreais (com 536% mais pesquisas por “arte de linha facial”). “Vemos uma onda de fantasia e busca por texturas, fundos e ilustrações neste tema”, descreveu Shutterstock em um comunicado à imprensa. 

Vídeo – A Shutterstock também prevê mais interesse por The Sublime e Excentric Animation em termos de filmagem, como sugerido pelo aumento nas buscas por “cenas intensas e intimidadoras da natureza” e gráficos de movimento “caprichosos”.

Música –  A trilha sonora de 2021 será composta por Strings  “as notas onduladas de uma cantata clássica e Uplifting e Playful”.

A marca acredita que há uma tendência a ser observada: o Inexplorado , “da biodiversidade decorrente dos incêndios florestais e desastres naturais, ao lançamento da SpaceX de 2020 e ao fascínio pelo espaço, e o aumento do yoga, meditação e os fenômenos inexplorados da nossa conexão mente-corpo”.


Pesquisas mundiais – Nos Estados Unidos, os usuários têm se interessado especialmente em “fontes do tipo vetorial”. A Austrália sonha com “estilos de vida de contos de fadas”, Cingapura adora “tecidos florais”, e a Coreia do Sul é particularmente fascinada por “ilustrações 3D”. O Brasil também teve destaque.

Se quiser ver em detalhes entre no conteúdo interativo da Shutterstock: 2021 Creative Trends: Data-driven Design Trends | Shutterstock

Veja também – Viver da fotografia: as oportunidades e os desafios para o mercado fotográfico em 2021 | FHOX