Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Adobe Stock: as tendências que vão impactar a criatividade em 2021

Coletivo Compassivo via Adobe Spark

Tradicionalmente a Adobe Spark divulga as tendências que devem influenciar o design no ano que começa. De acordo com o estudo para 2021, o psicodélico e a compaixão devem dominar a cena. 

O relatório de tendências criativas e visuais para 2021 foi criado pela equipe criativa da Adobe Spark com base no consumo e no comportamento dos clientes da empresa no ano anterior. Brenda Milis, diretora de insights criativos e de consumo da Adobe, disse que a equipe da Adobe Stock estudou dados dos usuários, artistas e influenciadores da Adobe, bem como insights encontrados em relatórios de pesquisa, notícias e mídias sociais para escolher as tendências deste ano.

Zona de conforto. Image source: Adobe Stock/NDABCREATIVITY

A pesquisa que também entrevistou mais de 600 profissionais de arte descobriu que 49% dos criadores desenvolveram conteúdo destinado a gerar impactos sociais positivos. Uma boa notícia.  “Essas tendências representam as respostas dos criadores à mudança social e fornecem esperança e otimismo em um contexto coletivo para não apenas dar sentido ao nosso mundo, mas navegar por ele”, disse Brenda em um comunicado. “Os criativos podem aprender com esses insights estratégicos para se manter em uma posição diferenciada, planejar ou pivotar seus próximos projetos e campanhas e evoluir sua marca criativa para melhorar o apelo visual ao longo de 2021.”

O relatório deste ano destaca as tendências de design, movimento e visual, bem como tendências de áudio pela primeira vez. Aqui está o que você pode esperar ver na frente da criatividade este ano:

Tendências visuais para 2021: 

  • Coletivo Compassivo: O esforço para apoiar, representar e capacitar diversas vozes e identidades através de imagens compassivas após um ano desafiador.
  • Cor que melhora o humor: O uso de cores vibrantes e saturadas para fazer as pessoas se sentirem mais felizes e energizadas.
Image source: Left: Adobe Stock/Hero Images. Right: Adobe Stock/Colin Anderson/Stocksy United.
  • Zona de conforto: A tendência vai destacar ainda mais como a casa se tornou um espaço seguro para viver e trabalhar durante a pandemia Covid-19.
Image source: Left: Adobe Stock/Orlando Florin Rosu. Right: Adobe Stock/Hero Images.
  • Sopro de ar fresco: A tendência destaca como a natureza tem oferecido alívio temporário das restrições de vida interior, bem como a evolução da resposta do público às mudanças climáticas e à sustentabilidade.
Image source: Left: Adobe Stock/ Lauren Lee/Stocksy. Right: Adobe Stock/ Luke & Morgan Choice/AvantForm.

Tendências de design: 

Image source: Adobe Stock/ More Profesh.

 

  • Romantismo austero: Design oferecendo uma visão vitoriana sobre a beleza da natureza com um estilo simples e moderno.
  • Onda de vapor vintage: Uma ode à Internet dos anos 1990, oferecendo uma mistura de pop art e gráficos de adesivos delineados, pastéis brilhantes combinados com tons neutros e elementos de design lo-fi.

  • De volta à Bauhaus: Design destacado por layouts e gráficos equilibrados que criam mensagens poderosas. A tendência inclui um retorno aos fundamentos com formas limpas, geométricas e cores primárias vibrantes.
Image source: Adobe Stock/ blackcatstudio.
  •  Psych Out.: Inspirada na década de 1970 e no movimento Art Nouveau, a tendência inclui formas expansivas, formas curvilíneas e tipografias e ilustrações sonhadoras são atualizadas com gradientes luminosos e paletas de cores terrosas.

Tendências de movimento (vídeos e animações)

  • Portátil: Em resposta ao desligamento do Covid-19 das filmagens tradicionais, a tendência DIY é destacada através de imagens portáteis e uma estética de conteúdo gerada pelo usuário.

  • Substituição de mídia: Editores de vídeo e gurus das mídias sociais criarão vídeos de qualidade profissional inserindo fotos e vídeos em modelos de movimento para aumentar o valor de produção.

  • Transições transformadoras: Os criadores incorporarão transições perfeitas, coloridas e elementos gráficos em vídeos para dar vida às suas histórias.

  • Gradiente: Mais editores de vídeo usarão a mistura de cores vibrantes para chamar a atenção e oferecer uma presença calmante.

 

Tendências de áudio

Para identificar tendências nesta categoria pela primeira vez, Brenda disse que a Adobe trabalhou com parceiros de conteúdo de áudio para identificar “estilos sônicos com apelo mainstream durante um momento em que a demanda por conteúdo de áudio está aumentando”.

  • Ritmos globais: À medida que os ouvintes esperam mais diversidade e inclusão quando se trata de música usada em vídeos, editores e produtores buscarão faixas de áudio para criar uma sensação global e moderna para seu conteúdo de marca.

  • Faixas de podcast: Em resposta ao boom da indústria de podcasts, editores de vídeo, produtores e anunciantes priorizarão a música para histórias de podcasts e anúncios.
  • Espectro eletrônico: A tendência destaca o aumento dos sons eletrônicos em vídeos online e nas mídias sociais, e um aumento da popularidade em torno de subgêneros, incluindo graves futuros, electro funk e synthwave.

Aproveite e leia também: 5 tendências para os negócios em 2021 | FHOX

O plano para 2021? Intuição, estudo e prática | FHOX