Negócios 1 semana atrás | Redação

A Xiaomi prepara smartphone com câmera de 48 megapixels

Além disso a empresa investe pesado em inteligência artificial na fotografia e em lojas próprias

por Revista FHOX

A fabricante chinesa está preparando um smartphone (ainda sem nome definido) que virá com 48 megapixels. Anunciado ontem (5), além dessa informação e da foto publicada no evento, não existem outros detalhes. O que se sabe é que o lançamento chegará ao mercado em janeiro de 2019. Aliás, a Xiaomi está bem agressiva. Ela até entrou para o livro dos recordes (Guinness) por ter aberto 500 lojas no mesmo dia na Índia (os pontos foram abertos em 14 estados daquele país). A Mi Store (como foi batizada) traz um novo conceito de loja da marca. As novas unidades foram inauguradas no dia 29 de outubro. O mercado indiano se tornou estratégico para a empresa no momento. E para 2019 a fabricante espera abrir outras 5 mil lojas naquele país! A marca está liderando no mercado indiano e parece ter optado por uma estratégia ainda mais agressiva para aquela região.

Nova loja da Xiaomi na Espanha. Marca avança no mundo todo. Em especial no mercado indiano

Inteligência artificial – o novo aparelho da Xiaomi traz muitos megapixels graças ao novos sensores de 48 megapixels da Sony. Só que a empresa não está só investindo em resolução de imagem, mas também em inteligência artificial para ajudar o consumidor final a fotografar melhor. O laboratório de IA da Xiaomi publicou um artigo recente mostrando como vai funcionar a rede de IA. Batizada de DeepExposure, o sistema inteligente melhora imagens de baixa qualidade com aprendizado de máquina. Segundo o texto, o algoritmo desenvolvido por eles vai restaurar a maior parte dos detalhes e estilos de imagens originais e ao mesmo tempo melhorar brilho e as cores de cada foto. O sistema avalia de forma individual cada foto e combina tecnologias avaliando a qualidade antes de criar uma nova foto melhorada. O resultado final é uma imagem com exposição e nitidez melhorada. Essa tecnologia ainda está sendo desenvolvida, mas indica todo o comprometimento e investimento das marcas na questão da inteligência artificial. O DeepExposure vai ajudar muito também no contraste. Agora é esperar para ver quando as melhorias chegarão aos futuros smartphones da fabricante.

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.