Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


A importância de um marketing ágil no negócio da fotografia

Mais do que fazer um plano, é fundamental saber se adaptar e ajustar o rumo rapidamente quando necessário

É frequente ouvir de fotógrafos e empreendedores da fotografia que planejar o marketing não parece fazer muito sentido. Isso envolve várias questões como:

1 – fazer um plano em momento de incerteza não parece muito realista

2 – conseguir encaixar na rotina e ter isso como algo do dia a dia

3 – a frustração de começar e parar ou o medo de não dar certo

4 – nem conseguir começar…

O fato é que o marketing faz parte do negócio da fotografia mesmo que você não queira. Sobretudo porque é sobre atrair e manter clientes e isso você tem que fazer para se manter no ofício. Logo…o que boa parte faz é agir no modo tático no sentido do “que tem para fazer hoje” ou “qual incêndio tenho que apagar hoje?”. Somos todos assim. Então podemos concordar que o marketing faz parte da rotina, só não temos controle disso. Aí é que entra o plano de marketing. Sobre as questões citadas acima vamos responder com uma frase direta.

1 – sim, o momento é de incerteza, mas o plano é sobre objetivos o que representa ajustar sempre o rumo de acordo com as mudanças e desafios que você enfrentar. Só que se você não definir o que quer atingir vai ficar difícil…

2 – se você faz marketing na base do tático, então você já faz marketing só que de forma descontrolada. Logo, o plano ajuda a orientar e ser um ponto de contato frequente para acompanhar o que precisa ser feito ou reajustado. E o mais importante: é algo para ser checado praticamente todo dia. Ou seja, tem que fazer parte da rotina.

3 – assim como a fotografia é prática, vale o mesmo para o marketing. Só que você precisa começar, fazer e acertar o que precisa ser melhorado. É sobre começar, errar, aprender e refazer. 

4 – você na verdade já começou só que diz que “não faz marketing” para não assumir que seu marketing é tático (o que tem para resolver hoje? é a expressão que domina). A vantagem de um plano é começar a ter controle sobre isso

O tal marketing ágil é tendência pois a cada semana temos que checar e reavaliar e ajustar na medida que for necessário. O que no fim representa um equilíbrio entre ter um plano de marketing e fazer as mudanças com frequência. 

Se você precisar de ajuda com isso então sugiro conhecer e usar o Plano de Marketing na Fotografia 2022. Na versão acessível: Plano de MKT ou Premium. O importante é começar! 

yellow sticky notes beside white apple magic mouse and white apple keyboard