Negócios 3 meses atrás | Leo Saldanha

A fotógrafa que construiu um negócio de retratos de olho nas celebridades do TikTok

Tati Bruening tem só 19 anos e retrata celebridades do app chinês. Ela já conta com mais de 1 milhão de seguidores no TikTok

por Revista FHOX

Tati Bruening é jovem e fotografa justamente celebridades com a mesma faixa etária dela. A fotógrafa cresceu com o avanço do TikTok e virou especialista em retratos de celebridades da geração Z. Em matéria recente da Business Insider ela contou detalhes do trabalho e o modelo de negócio. Curiosamente ela usou o Instagram para abordar as estrelas usando o Direct da rede social para se aproximar das celebridades. Uma de suas clientes é a influenciadora Chase Hudson que tem mais de 26 milhões de seguidores no aplicativo chinês. Tati não é só retratista, mas também tem foco em fotos de moda para seus clientes. A própria Chase Hudson (conhecida como Lil Huddy) é obcecada por moda e tem essa preocupação na forma de se vestir e de como aparecer nas postagens. É aí que também entra a ajuda da fotógrafa que colabora também com suporte nessa parte. 

@illumitatianawhich was your fave?! ##photography ##photographer ##photo ##model ##rare ##rares ##editing ##Yellow ##work ##bts ##fyp♬ Walk With You – Autograf & Janelle Kroll

 

Com isso, Tati se tornou uma referência no TikTok para retratos e moda. Importante: o negócio dela começou faz um ano e de lá para cá ela atraiu outras estrelas do aplicativo (como Addison Rae e Charli D´Amelio). Talvez você não conheça esses nomes, mas são famosos que estão bombando na rede social que faz sucesso entre os mais jovens. Para a Business Insider a fotógrafa contou que já era viciada no app e que percebeu o potencial para esse segmento que mistura moda e retratar as estrelas. O que ela notou foi que poderia ajudar os influenciadores na carreira de modelo e em conseguir outros trabalhos com a ajuda de boas fotos. Tati atendeu Chase Keith (com 4 milhões de seguidores) e também Ellie Zeiler (7.7 milhões) que foram os primeiros a dar uma chance para a profissional. 

@illumitatianahere are the most iconic photos I’ve taken (which is your fave?!) ##photography ##photographer ##model ##modeling ##bts ##photo ##edit♬ daisy is so cool yeah – daisy

 

A estratégia usada por ela? a boa e velha cara de pau. Ela simplesmente mandava mensagens via Direct no Instagram perguntando: vamos fotografar? e assim aos poucos foi ganhando espaço. Claro, Tati levou muito não antes de conseguir os primeiros clientes. Tati é conhecida nas redes sociais como Illumitati e hoje ela possui 154 mil seguidores no Instagram e quase 1 milhão no TikTok. Ela deve expandir os negócios com a parceria com uma agência de talentos. A própria matéria da BI mostra que outros fotógrafos estão expandindo e faturando ao retratar esses influenciadores no TikTok e em outras redes sociais. As fotos servem para essas celebridades da internet conseguirem fechar negócios com marcas e para outros usos comerciais. O mais incrível é que faz pouco tempo que Tati entrou nessa carreira e já está colhendo frutos. Ela soube aproveitar as características das redes sociais e buscar clientes e o fato de trabalhar com estrelas acabou ajudando a destacar seu trabalho atraindo perfis interessados no assunto. Na parte fotográfica, Tati investiu na carreira no ensino médio quando fotografava as bandas do colégio onde estudava. O segmento de fotografia de shows era uma opção, mas deixou de existir com o avanço da Covid-19. E foi em um evento em Orlando justamente para criadores do YouTube e TikTok que ela teve o primeiro contato com as oportunidades desses canais. Para se aprimorar, ela estudou muito e mergulhou em evoluir na parte de tratamento e de fotografia de moda. Hoje ela cobra por ensaio e em breve deve lançar um pacote de presets do Lightroom para vender para os colegas. E claro, ela começou a fotografar seguidores interessados em ter seus retratos. Isso tanto do TikTok quanto do Instagram. 

Se precisar de ajuda na formatação do seu marketing sugiro o novo curso online da Escola de Negócios FHOX: Marketing (é ) Básico.  Ou se preferir também pode ler o livro: Marketing Básico para Fotógrafos 

Se você precisa melhorar o seu produto então o caminho é o Foto+Produto. 

Se o desafio é formar seu preço do jeito certo então veja o ImagePrice. 

Precisando de ajuda personalizada e com orientação? Então é o R.U.M.O.