Indústria 4 meses atrás | Redação

A divisão fotográfica da Kodak Alaris está à venda

Segundo sites de notícias internacionais a marca estaria em fase avançada de negociação para venda da divisão que fabrica filmes, químicos e papel fotográfico

por Revista FHOX

A notícia saiu primeiro no site da Inside Imaging no último fim de semana e depois no The Phoblographer). As fontes dizem que os donos da Kodak Alaris estariam procurando vender parte dos ativos que envolvem a fabricação de filmes, papel fotográfico e químico. Importante ressaltar que o negócio é lucrativo e a decisão tem mais relação com o fundo (KPP2).

Papel fotográfico da Kodak. Atendendo milhares de fotógrafos e labs pelo mundo

Segundo as informações divulgadas a negociação estaria em fase adiantada com o possível comprador. Vale lembrar que a Kodak Alaris relançou o filme Ektachrome (35mm) no ano passado e está relançando filmes profissionais devido ao crescimento da demanda. A produção de papel segue acontecendo para atender laboratórios profissionais do mundo todo que servem a fotógrafos de família, casamento e afins. Os relatórios das fontes indicam uma Kodak Alaris muito rentável. O problema é o fundo de pensão KPP2 (Reino Unido) que é acionista depois que comprou a marca da Eastman Kodak em 2013.

Filme fotográfico, papéis e químicos fazem parte da divisão que pode ser vendida

Leia também: Movimento Imprimir 

O que as matérias especulam é que a KPP (Kodak Pension Plan) quer vender a divisão para levantar fundos da forma mais rápida possível. Segundo a Inside Imaging, o relatório financeiro mostra que o CEO da Kodak Alaris, Marc Jourlait, já teria explicado para clientes de várias partes do mundo sobre os planos de vender os ativos. Lembrando que a Kodak Alaris conta com várias áreas de negócios. Caso da Kodak Moments, PPF (Papel, fotoquímicos e filme), Alaris (escâneres) e AI Foundry (software). A divisão da PPF representaria quase 25% das vendas e o Kodak Moments algo próximo de 30%. Agora resta saber se a notícia vai se confirmar e como será a nova fase da empresa no mercado fotográfico mundial. No fim, se essa venda se confirmar pode ser uma boa notícia para a Kodak Alaris (PPF). Assim a divisão de fotografia analógica poderia tomar novos caminhos e investir por outras frentes. Com possibilidade de crescimento e renovação e seguir atendendo a clientes com produtos de alta qualidade. Como já vem fazendo a tantos anos.

Atualização: segundo o site DPREview, Marc Jourlait (CEO da Kodak Alaris) confirmou a notícia da Inside Imaging. O valor de venda estaria em 34 milhões de dólares. Outra notícia relevante e com mais informações detalhadas saiu no jornal Democrat and Chronicle de Rochester. Segundo o jornal, não só a divisão PPF, mas outras divisões podem ser vendidas separadas ou em conjunto dependendo o comprador.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.