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5 tendências para os negócios em 2021

Dicas publicadas por consultora do Sebrae mostram-se úteis para todos os tipos de negócios, inclusive da fotografia

por Revista FHOX

Council Post: Business Trends To Embrace In 2021

Matéria recente da PME/Estadão traz cinco dicas de tendências de negócios para 2021. A publicação é de autoria Tais Fernanda Camargo Antonio, consultora do Sebrae-SP. Ela destaca claramente a mudança no comportamento do consumidor. Em especial na questão do avanço do consumo online e da nova fase de inovação que já se faz presente em tantos ambientes negociais.

Ele também destaca o novo consumidor com um perfil muito mais online, mas que ao mesmo tempo gosta muito do presencial. O que segundo ela, teve esse comportamento despertado na pandemia.

De acordo com a especialista, a dinâmica dos negócios foi alterada. E mesmo com a vacina (que ainda vai demorar) já transformou todos os negócios de forma completa. Novas formas de entregar, novas formas de aparecer para o consumidor. Tais reforça a importância de um novo olhar para a maneira de atuação dos empreendedores. De parar de olhar para o passado e abraçar a nova fase para testar, aprender e colocar em prática. As cinco tendências para negócios destacados por ela são:

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1 – Virtual e presencial caminhando juntos. Uma tendência que já é realidade e não vai mudar. Canais de comunicação rápida com acesso aos produtos e serviços, que podem fazer a venda a ser efetuada, o produto ser reservado, uma entrega programada, uma retirada, uma escolha virtual para ver e comprar no presencial, um agendamento de serviço. O WhatsApp, as redes sociais, o telefone, site, local físico, canais que vão continuar existindo e que podem ser cada dia mais utilizados, pois se complementam e se integram.

Qual o perfil do novo consumidor online? Segundo Tais, é dos Baby Boomers, aqueles que tem entre 33 e 64 anos e que aumentaram as compras online durante a pandemia. Com crescimento nessa faixa de 75% só em novembro de 2020. “Eles vieram para ficar. E por isso, fique atento às ferramentas que essas tecnologias trazem, use-as e faça seu ponto físico ser visto pelo virtual e seu virtual ser concretizado com a venda de produtos e serviços.” diz ela.

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2 – Humanização. Embora pareça contraditório não é. O que na visão da Tais é o ponto central em mostrar o lado humano por detrás das pessoas que postam e atendem. Mostrar que são pessoas. “O que faz o mundo dos negócios são pessoas! Por isso, nunca foi tão importante trabalhar com o que te faz feliz, com pessoas que acreditam no seu negócio e ter processos de inovação sendo aplicados a todo momento. Planejamento, processos e inovação devem andar de mãos dadas, para que sua empresa tenha um atendimento humano e próximo de seus clientes. Pense em como você e sua empresa fazem a diferença na vida dos seus consumidores e faça disso seu lema” diz ela.

A humanização gera retenção de clientes. Algo crucial e menos oneroso do que tentar buscar novos clientes o tempo todo. Ou seja, é cuidar bem do que já são atendidos para que eles atraiam novos clientes. “Pense em que estratégias pode usar para manter seus clientes ativos e você ver que todas elas passam por ações humanas: ouvir, entender, responder, olhar e enviar mensagens direcionadas. Sempre brinco que humano gosta de humano. Então vamos humanizar”.

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3 – Propósito. Cada vez mais pessoas se importam com a maneira de consumir e as consequências do consumo. Aqui cabe a empresa ter o “porquê” bem definido. Esse motivo que vai além só do faturamento torna negócios especiais. “Empresas que deixam claro o porquê existem, atraem mais e mais consumidores. Aqui é simples e complexo: por que sua empresa existe? Que legado vai deixar? Que impacto fará no mundo? Na opinião de Taís negócios de pequenos empreendedores se destacaram na pandemia atendendo localmente por também terem propósito. “Atender bem e rapidamente quem está perto deles. Esse propósito faz produtos serem mais frescos, serem produzidos por encomenda, contribui para o desenvolvimento local, economiza combustível, fortalece uma comunidade”.

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4 – Inovação. “Inovar é fazer algo que você não fazia antes e que traga resultados”. O que para Tais não está só disponível para grandes empresas. “Inovar é para todos. Sabia que as micro e pequenas empresas conseguem inovar mais rápido que as grandes? Elas tem essa vantagem de serem pequenas e de terem processos com menos pessoas na tomada de decisão e esses fatores facilitam tudo”. Ainda assim ela alerta que a maior parte dos pequenos empreendedores não inova. E não o fazem por achar que inovar é fazer algo único. O que é um equívoco. Pois dá para inovar em processos e nas formas de atuar. O importante é começar a fazer.

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5 – Micro e pequenas empresas são tendência para 2021. Seja por necessidade ou por oportunidade. O importante é prestar atenção na administração do negócio e buscar adaptação e informação para reciclagem o tempo todo. De olho nas questões citadas acima e sempre com planejamento e gestão.

Para a fotografia que lida sempre como emoção é muito relevante tocar o negócio usando esse apelo. Contudo, sem esquecer da necessidade de usar as ferramentas disponíveis nessa nova fase do negócio da fotografia.

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