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3 melhores motivos para investir no produto impresso na fotografia

Elementos fundamentais que deveriam servir de pilares para qualquer negócio de fotografia

Legado, posicionamento e recorrência. Estes três itens deveriam nortear sempre os esforços de fotógrafos e negócios de foto quando o assunto é impressão. O produto impresso merece essa reflexão por uma questão simples: é a base do marketing. Ou seja, não pensar em produto é não pensar no negócio. Mas vai além do que isso, pois basta mudar o foco para quem mais importa para entender o quanto o produto é realmente importante na fotografia. 

Homem de camisa branca com botões e segurando um computador tablet branco

1 – Legado – Pensar em produto impresso é pensar no cliente. O novo marketing envolve esse olhar mais humano e com foco no que as pessoas querem. Envolve personalização com as imagens delas não só no sentido de conter as fotos deles, mas sim de criar um produto (suas características e formatos) realmente de acordo com aquilo que o cliente aprecia. O desafio aqui é ouvir, entender e então criar o produto. O elemento principal do legado é maior do que o fotógrafo ou negócio de foto e até do que o próprio cliente,pois envolve algo que vai ficar por gerações. 

Foto: Artifact Uprisin

2 – Posicionamento – O marketing mais sofisticado envolve ter uma percepção na mente do cliente. Uma visão positiva do que você representa a ponto dele querer trabalhar de novo com você. O produto é carinho, cuidado e intenção de propósito. O especialista em fotografia se coloca como um agente das memórias que tem essa preocupação em entregar algo encantador, com a mais alta qualidade e que vai durar por gerações. No fim, o posicionamento entra aqui como elemento crucial por ser justamente a representação final do trabalho. Logo, o produto é também uma lembrança do serviço feito e de que o cliente pode contar com o especialista. Uma conexão forte que sempre estará lá no fundo da mente da pessoa atendida. “Foi aquela pessoa que fez para mim”. 

Photo of Polaroid Camera Near Book

3 – Experiência – Sempre que tocar e olhar o produto ele terá uma experiência. A embalagem, o material em que foi confeccionado, o design e afins. A experiência que se liga aos outros dois pontos (legado e posicionamento) e que no fim se tiver o efeito maior que esperamos levará a recorrência. Se existe uma experiência positiva (lembre-se que também pode ser ruim) então adiciona valor. Não é de hoje que a experiência é relevante. O fato é que com a pandemia ela ganhou ainda mais valor. Vale para serviços e produtos e deve sempre ser uma busca para fotógrafos e negócios de fotografia. Aqui o desafio é sempre fazer a pergunta: será que a experiência é marcante e positiva de verdade? 

Obviamente existem outros bons motivos quando o assunto é produto. E de certa forma eles estão ligados aos 3 elementos citados acima. Personalização, recorrência, tecnologia e a capacidade de ouvir e criar para os clientes. O que não dá para esquecer é deste valor que a foto impressa leva para as pessoas e para seu negócio de fotografia. 

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