Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

100ASA quer ser mais uma alternativa ao Instagram

Uma comunidade online baseada em curadoria e totalmente voltada para fotógrafos

100ASA foi destaque recente em importantes sites internacionais de fotografia. Uma comunidade online que já conta com 10 mil fotógrafos do mundo todo e que agora conta com um app. A ideia com o aplicativo é justamente ocupar um espaço vago que foi deixado pelo Instagram (que agora está mais voltado para vídeo). Quais as vantagens da 100ASA? primeiro, é 100% fotografia. Segundo, ali os fotógrafos podem compartilhar fotos no app e receber feedback e suporte para crescer na fotografia. Competir com o Instagram virou um mantra para muitos fotógrafos empreendedores que estão tentando emplacar algo para o público do mercado.

Embora o foco em fotografia seja acertado, 100ASA terá o desafio de atrair os milhões de fotógrafos do mundo todo sem o alcance de um Instagram. Contudo, a estratégia da ferramenta é acertada no sentido de enfocar na curadoria. Só fotos de alto padrão e a galeria tem essa curadoria aprovada. Assim a comunidade sabe que existe a garantia de verem só fotos de alta qualidade por ali.

Curadori no App – no aplicativo da 100ASA cada imagem submetida passa por um processo de curadoria. Se passar pelo filtro desta aprovação da comunidade então vai parar em uma das quatro galerias: Opening, Upcoming, Prime e Elite. Cada uma delas representa um estágio. A do Opening é fotos que não são tão populares. Nesta etapa os feedbacks e comentários são abertos. E assim avança até os patamares mais avançados e de fotos mais populares. A escolha e definição disso fica a critério da comunidade que decide para qual categoria aquela imagem fará parte nas galerias. A comunidade garante que os participantes vão crescer e ter destaque seguindo a conduta estabelecida pela 100ASA. Quem participa como membro ganha tokens por dar feedback e comentar. Estes mesmos tokens podem ser usados para subir fotos que serão avaliadas. Os critérios de julgamento das fotos são: técnica, composição, criatividade, conteúdo e iluminação.

Dá para participar de graça com restrições para funções. Na versão inicial custa 50 dólares e na mais cara 80. Ambos são pagamentos anuais. Os membros pagantes tem direito a galerias, álbuns, visibilidade em destaque na lista e até comissões maiores nas vendas de prints. Os membros Pro recebem 60% nas vendas de impressões e membros comuns ganham 40%.  100ASA website.