Negócios 3 semanas atrás | Leo Saldanha

10 questões fundamentais do novo marketing para qualquer negócio de fotografia

Não é uma fórmula pronta com a receita de sucesso para seu negócio. Na verdade serve para iniciar e orientar os esforços de marketing com questionamentos cruciais para quem quer viver da fotografia

por Revista FHOX
Alexandr Bormotin

Gosto muito do que publica Seth Godin. Ele é um autor celebrado mundialmente quando o assunto é marketing. Para ele o assunto não é mais só sobre atrair e manter clientes. Na verdade se tornou uma forma de mudar comportamentos e ter um impacto nas vidas das pessoas. Seguindo os preceitos de Godin trago aqui questionamentos relevantes que podem ajudar a orientar seu negócio de fotografia.  

white and black photo frames hanging on wall

1 – Para quem é? O erro mais comum no mercado fotográfico nas mais variadas áreas é achar que todo mundo é alguém. E mais: acreditar que famílias ou mulheres ou crianças são seu público. Saber quem você vai atender no maior nível de detalhamento possível é fundamental para criar uma mensagem, produtos, definir preço e onde você vai aparecer e atender seus clientes. Uma foto na parede autoral é bem diferente de uma foto na parede de um bebê. A mesma pessoa pode querer as duas coisas em momentos distintos da vida. Entender essa distinção faz toda a diferença. 

person writing on white paper

2 – Para que serve? Qual a função do que você faz na vida das pessoas. Eternizar momentos é jargão que não cabe e leva ao “mais do mesmo”. Aqui entram dois pontos importantes: serve para algo com base na sua história e no que você acredita. Então é importante saber por que você faz o que faz. Saber responder isso (não é tão simples quanto parece) faz a diferença para entender o “para que serve”. Uma sessão de fotos para criar uma experiência marcante e inesquecível com determinados elementos exclusivos para um perfil característico já seria um caminho. Essa serventia passa dos elementos do produto até o serviço oferecido. Uma Polaroid serve para gerar uma foto única na hora. Um app que permite editar fotos com filtros serve para embelezar minhas fotos para as redes sociais. Quanto mais detalhes melhor. Para que serve o que você faz? 

silver MacBook Air and SLR camera on table

3 – Qual a visão de mundo da sua audiência? o que eles curtem ver, viver, aprender? O que seus clientes gostam de ler e de assistir? Como eles veem o mundo? Pessoas que curtem a Disney podem ser bem diferentes daquelas que gostam de locais exóticos. Ou talvez não. Pessoas que curtem GoPro querem mostrar seu ponto de vista. O que seu público de fato acredita? Isso é importante para saber se você está alinhado ou se você sabe ou parou para pensar nisso. Para quem já atende é uma questão de perguntar e pesquisar. Para quem está começando é uma questão de fazer testes e participar de conversas (virtuais). 

woman covering her face with blanket
Alexandra Gorn

4 – Do que seus clientes tem medo? Medo é uma palavra forte mas hoje bem presente na sociedade. A pandemia trouxe isso de forma relevante. Eles têm medo de um negócio que mostra uma coisa mas faz outra. Promessa de melhor produto e a qualidade é ruim. Daquele que vende qualidade e não tem muito cuidado em nenhuma característica qualitativa. Existem clientes que tem medo de produtos que agridem o meio ambiente. Outros têm medo de atrasos? De poder contar com aquele negócio? Será que ele estará lá? Será que o álbum vai demorar para chegar? Será que ele pode entrar na minha casa? Conhecer essas nuances não é uma tarefa fácil e só ouvindo e colaborando com os clientes podem entender essas questões. 

black iphone 7 on macbook pro

5 – Qual história você pode contar? As pessoas não querem mais anúncios, posts patrocinados com meras chamadas publicitárias. Elas querem histórias e algo que faça sentido para elas. A sua capacidade de contar a história certa tem a ver com as respostas que você der para as questões acima. Só não resta dúvidas que o novo marketing é sobre contar histórias verdadeiras. E para quem lida com imagens isso é uma vantagem e tanto. 

selective focus photo of butterfly on shoe
Nathan Dumlao

6 – Que mudanças você quer fazer? A mudança de comportamento. A ideia poderosa que possa transformar a vida das pessoas. Fotógrafos já fizeram campanhas para que as noivas casassem de dia. Ou de contar uma história verdadeira com fotos vivendo dentro da casa da família (documental). Ou imprimir e entregar álbuns na própria festa de aniversário ou casamento. O fato é que o impacto parte do negócio de foto e do fotógrafo que busca criar algo que fará a diferença na vida das pessoas. O que você pode fazer? Na pandemia fotógrafos fizeram a diferença criando ensaios remotos ou criando fotos de produtos para negócios afetados. Ou vendendo fotos para ajudar causas. 

three crumpled yellow papers on green surface surrounded by yellow lined papers

7 – As pessoas vão falar de você para amigos e parentes? Essa é a pergunta em que a resposta positiva tem conexão direta com o bom trabalho nos itens anteriores desta lista. O melhor marketing do mundo é o mesmo desde sempre: o boca a boca. É a indicação gerada a partir de um trabalho bem feito. As pessoas vão falar de você e te indicar se você der motivos. Pode ser que você crie ações específicas. Só não se engane. O boca a boca normalmente leva tempo e super efetivo e reflexo direto do seu trabalho que agradou. 

Facebook icon

8 – Qual efeito de rede que vai impulsionar junto a divulgação? O Uber dava descontos para quem indicasse amigos e outros negócios seguem na mesma linha. Amigo que indica amigo é um poderoso recurso. Da mesma forma é o poder do grátis e de estimular o interesse e a degustação. Só não dá para ficar o tempo todo só fazendo isso. Essa força de rede depende do trabalho conjunto. De combinar todos os elementos anteriores abordados e ainda pensar nessa forma de incentivar a divulgação. 

person opening photo album displaying grayscale photos

9 – Qual será seu legado? Essa parte está ligada com seu motivo e aquela perguntinha simples e difícil de responder: por que você fotografa mesmo? Por que faz o que faz na fotografia? vale para qualquer negócio de foto. O que vai ficar são memórias impressas em todos os segmentos do ramo. Fotos que serão lembradas por décadas. O que mais você deixará de legado para seus clientes?

brown short coated dog wearing blue and white striped hat
Jasmin Chew

10 – Você está orgulhoso? A Canon mostra e festeja quantas lentes e câmeras já produziu na sua história. A Fujifilm diz que está mais de 60 anos no Brasil e celebra isso. Fotógrafos e fotógrafas referências em diferentes segmentos destacam quantos ensaios fizeram e quantos anos vivem da fotografia. Destacando sobretudo as histórias dos clientes. Mais do que números, mostrar orgulho das conquistas em conjunto com as pessoas atendidas pela sua fotografia. Seja você loja, estúdio, fotógrafo e tudo o que envolve a fotografia como negócio.

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