Conheça o Mercado FHOX! O marketplace especializado no mercado de fotografia e imagem!


10 livros de fotografia para você conferir, estudar e se inspirar

Dicas de livros disponíveis sobre diversos assuntos da fotografia. Desde técnica até negócios

A lista abaixo é feita com base nos livros mais vendidos na categoria no site da Amazon (Brasil).

A Bíblia da Fotografia: Tudo o que Você Precisa Saber para Fazer Fotos Perfeitas | Amazon.com.br

Este livro traz toda a experiência do autor e está repleto de técnicas e desafios inspiradores. O texto segue uma estrutura de curso, quase da mesma maneira como se o leitor estivesse em um curso presencial ou a distância. É dividido em quatro seções (Exposição, Luz e iluminação, Composição e Processamento) que cobrem o básico para quem quer aprender e desenvolver suas habilidades na fotografia.

O desafio do olhar: Fotografia e artes visuais no per[iodo das vanguardas históricas: 1 : Fabris, Annateresa: Livros — Amazon

A autora realizou uma pesquisa ampla em bibliotecas de São Paulo, Nápoles, Roma e Paris. Isso permitiu ter acesso a um conjunto de fontes qualificadas, que serviram de norte para uma discussão das relações entre fotografia e artes visuais centrada em 3 eixos: 1 – da “fotografia artística” à fotografia moderna; 2 – as convergências com a ciência: da captação do movimento ao fotodinamismo; 3 – a utilização de elementos da comunicação de massa: John Heartfield; Gustav Klutsis, Aleksandr Ródtchenko e El Lissitzky; Francis Picabia.

NARRATIVA CINEMATOGRÁFICA - martinsfontespaulista

Narrativa Cinematográfica: Contando histórias com imagens em movimento : Sijll, Jennifer Van: Livros — Amazon Brasil

Este extraordinário guia de referência revela 100 das mais eficazes ferramentas narrativas da mídia do cinema. Ele mostra como roteiristas e diretores de destaque dependem de recursos cinematográficos para intensificar a ação, inventar personagens e dar vida ao enredo do filme.Narrativa cinematográfica sintetiza 100 anos da história do cinema, delineando a relação importante que existe entre a técnica e a narrativa cinematográficas. A obra mostra como o uso intencional de técnicas de cinema, como iluminação, edição e som, pode provocar no público sentimentos de medo, aversão ou raiva sem uma linha de diálogo. Ela demonstra como os valores e o leitmotiv do personagem são expressos cumulativamente ao longo do tempo e de forma não verbal. Com isso, o leitor recebe tanto os instrumentos críticos para entender melhor o cinema atual como os instrumentos criativos para explorar mais plenamente o potencial dramático dessa mídia.

Povos originários

Povos originários: Guerreiros do tempo : Stuckert, Ricardo: Livros — Amazon Brasil

Na primeira viagem que fez à Amazônia, em 1997, a imagem de uma mulher Yanomami ficou gravada na memória do fotojornalista Ricardo Stuckert. Quase 20 anos depois, quando voltou à aldeia para fotografá-la outra vez, decidiu assumir a missão de registrar de forma mais ampla a vida dos indígenas brasileiros – uma maneira de prestar-lhes um tributo e ao mesmo tempo torná-los mais conhecidos ao redor do país. O resultado desse tributo é o livro Povos originários. Com o olhar amoroso e a habilidade técnica de sempre, Stuckert capturou a beleza e a alma dos povos originários do Brasil em imagens grandiosas, de forte impacto: a mãe que amamenta o filho; as crianças que brincam no rio; o ritual da ayahuasca; o arco e a flecha do caçador; o pajé majestoso; a canoa entalhada no tronco; o Kuarup, homenagem anual aos mortos; o jovem casal grávido; o velho cacique Raoni. Dividido em capítulos que retratam 10 etnias – Yanomami, Ashaninka, Yawanawá, Kalapalo, Kayapó, Pataxó, Kaxinawá, Xukuru-Kariri, Korubo e povos isolados – Stuckert destaca a importância daqueles que estão na linha de frente da luta pela preservação dos nossos recursos naturais. Entre tudo e todos, onipresente, a floresta. “A fotografia é minha forma de vida, é a maneira como eu vejo o mundo”, ele diz. E Povos originários é a sua visão dos homens e das mulheres que estão na linha de frente da preservação de recursos naturais de importância capital para a vida em todo o planeta.

Para entender uma fotografia : John Berger: Livros — Amazon

Para entender uma fotografia : John Berger: Livros — Amazon

Para John Berger ― assim como para Walter Benjamin, Susan Sontag e Roland Barthes ―, a fotografia era uma área de interesse especial, mas não uma especialidade. Eles a abordaram não com a autoridade de curadores ou de historiadores, mas como ensaístas. Para entender uma fotografia reúne 24 ensaios de Berger, organizados cronologicamente e escritos ao longo de mais de quarenta anos. O autor se vale de literatura, filosofia, psicanálise e metafísica para tratar de fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, André Kertész e Sebastião Salgado. Berger também se dedica a refletir sobre o lugar da fotografia entre as belas-artes, reler criticamente a obra de Sontag ou enfrentar o dilema que ronda a veiculação de imagens de violência. Para entender uma fotografia foi organizado por Geoff Dyer, também autor de uma introdução em que explica: “À medida que Berger examina fotografias e delas extrai histórias ― tanto as que revela como as que ficam ocultas ―, o papel de crítico e questionador de imagens dá lugar à vocação e ao abraço do contador de histórias”.

Breve história da fotografia: Um guia de bolso para os principais gêneros,  obras, temas e técnicas : Smith, Haydn: Livros — Amazon Brasil

Breve história da fotografia: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas : Smith, Haydn: Livros — Amazon Brasil

Breve história da fotografia é uma introdução nova e criativa ao tema da fotografia. Inteligentemente elaborado e ricamente ilustrado, o livro explora 50 fotografias-chave da história, desde os primeiros experimentos no início do século XIX até a fotografia digital contemporânea. Prático e conciso, o livro explica como, por que e quando certas fotografias realmente mudaram o mundo. Inclui muitas imagens icônicas e revela as diferentes técnicas usadas para criá-las. Desmitificando o jargão técnico, o autor demonstra seu profundo conhecimento da história da fotografia, oferecendo aos leitores uma plena apreciação dos eventos e das obras mais marcantes.

Manual do fotógrafo de rua | Amazon.com.br

Manual do fotógrafo de rua | Amazon.com.br

Manual do fotógrafo de rua celebra o espírito da fotografia de rua com instruções inspiradoras para ajudar você a capturar o momento urbano perfeito. Por meio de 20 tutoriais de projetos simples sobre temas como “Sequências”, “Sombras” e “Objetos”, além de cativantes perfis ilustrados de 20 fotógrafos de rua aclamados internacionalmente, como Bruce Gilden, Nils Jorgensen e Trent Parke, o autor David Gibson proporciona um tour visual por essa modalidade – perfeito para quem pretende se tornar um fotógrafo de rua. Esta nova edição apresenta obras inspiradas de artistas emergentes no cenário da fotografia de rua, dicas atualizadas sobre o Instagram e um prefácio do renomado fotógrafo de rua Matt Stuart.

Curso de Fotografia de Retrato | Amazon.com.br

Curso de Fotografia de Retrato | Amazon.com.br

Curso de Fotografia de Retrato Fundamentos, técnica e prática: o guia essencial para fotógrafos. Um curso completo para você se tornar um profissional da fotografia de retrato. O que é retrato Escolha e uso de equipamentos Luz e iluminação Composição e contexto Como organizar o fluxo de trabalho Tratamento de imagens no Photoshop Fotografia em estúdio Fotografia ambiental e em locação Como se tornar um profissional E ainda… Lista de equipamentos Perfis de fotógrafos renomados

Amazon.com.br eBooks Kindle: Marketing Básico para Fotógrafos: Um guia prático sem enrolação para você iniciar (ou reposicionar) seu marketing na fotografia (ENF Livro 1), Saldanha, Leo

“Marketing Básico para Fotógrafos” chega como a primeira publicação de marketing na fotografia brasileira. Escrito por Leo Saldanha, jornalista e empresário que atua faz 20 anos nesse fascinante mercado. Saldanha é o responsável pelos conteúdos da FHOX, principal canal de notícias de fotografia do Brasil e um grande pesquisador das tendências do mundo da imagem. Ele também comanda desde 2017 a Escola de Negócios FHOX, uma iniciativa educacional de reposicionamento e orientação de marketing na fotografia. Esse livro mostra a importância do marketing para todos os negócios de fotografia. Sobretudo em tempos de super concorrência e banalização da fotografia como negócio.

O marketing cada vez mais humano, sensível e ligado ao território da confiança. Os fotógrafos e negócios de fotografia trabalham com emoção e esquecem que antes de fazer o marketing digital devem formatar a essência do negócio. Por que você faz o que faz? E o mais importante: o que é afinal o marketing e como devo me ater aos cuidados quanto ao composto do marketing na fotografia. Não só dos 4 P´s (Produto, Ponto, Preço e Promoção), mas também a base fundamental que vem antes disso. Algo que envolve segmentação, alvo e posicionamento. Com tantos anos de mercado, e acompanhando de perto a nova dinâmica do mercado, está claro para mim que os melhores do ramo são aqueles com posicionamento e propósito definido. Ainda mais nessa fase pós-pandemia que se aproxima. Esse livro é para fazer valer a importância da visão de marketing na fotografia. E sobretudo para incutir de uma vez por todas na cabeça de quem atua ou quer atuar na fotografia: que você já faz marketing mesmo que não queira. Então que tal tomar controle disso? A propósito: a novidade deste produto é que agora você pode comprar junto com o Plano de Marketing – O único livro sobre marketing na fotografia que já vem com um plano personalizado – FHOX

Amazon.com.br eBooks Kindle: Guia Foto+Produto: A importância da foto no papel para quem vive da fotografia, Saldanha, Leo

Um guia para orientar fotógrafos e empreendedores da fotografia sobre a importância do produto impresso para o negócio da fotografia. Uma publicação única criada a partir do curso Foto+Produto que surgiu com grande sucesso em 2020. O fato é que no mercado super competitivo em que estamos vivendo, os melhores cases da fotografia tem um produto diferenciado na oferta. Curiosamente, a maior parte dos fotógrafos nem tem algo para oferecer. O que é muito preocupante pois sem produto não dá para viver da fotografia. Seja fotógrafo ou empreendedor de outros segmento dos mercado fotográfico, tornou-se fundamental olhar para a diferenciação para criar uma oferta de valor adicionada para os clientes. E é com o produto que fazemos isso. Esse guia é o primeiro do Brasil a abordar o assunto para fotógrafos ou quem quer viver da fotografia. Leo Saldanha criou a iniciativa Escola de Negócios FHOX em 2017 e de lá para cá ajudou inúmeros profissionais nos desafios com o marketing. Leo Saldanha é sócio da FHOX e autor do primeiro livro a temática no país. Marketing Básico para Fotógrafos que foi lançado em junho de 2020. O Guia Foto+Produto segue na mesma linha sem enrolação e com dicas importantes para quem quer desenvolver um produto efetivo na fotografia.