Inovação & Tech 2 dias atrás | Leo Saldanha

Usando a fotografia para salvar vidas

por Revista FHOX

Projeto iniciado em 2009 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul usacâmeras comuns para identificar câncer de pele

O estudo da UFRGS chegou ao desenvolvimento de um equipamento que usa câmeras comuns para identificar câncer de pele. Embora o sistema esteja em fase de ajustes ele já tem precisão de 99% na obtenção preliminar dos casos. Segundo informações do site Megacurioso, o método usa uma câmera comum que depois envia a fotografia para um sistema que avalia a lesão a partir de base de dados. Assim, com uma série de imagens, é possível identificar se a lesão é benigna ou maligna. Importante ressaltar que o projeto é experimental e ainda não ampliado para escala comercial. De qualquer maneira trata-se de um avanço que permite muitas coisas em um futuro próximo. Por exemplo, um aplicativo que ajuda o usuário a fazer a foto e enviar para análise. Tudo direto de casa e sem complicações. Hoje esse diagnóstico é feito com um equipamento chamado de dermascópio. Uma ferramenta médica complexa de usar. Esse projeto foi iniciado em 2009 pelo professor Jacob Scharcanski do Instituto de Informática da UFRGS e alunos, em parceria com o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a Universidade de Waterloo, no Canadá e empresas.

Leia também: R.U.M.O – uma novidade da Escola de Negócios Fhox

De acordo com o artigo publicado pelo Megacurioso, no Brasil são mais 160 mil novos casos de câncer de pele não melanoma anuais (dados INCA). Cerca de 33% dos diagnósticos de câncer, ou seja, o tumor mais incidente entre homens e mulheres. Na maioria dos casos curável, tendo um prognóstico bom quando diagnosticado e tratado em fase inicial. Quanto ao melanoma, a incidência é baixa, dados apontam cerca de 6 mil novos casos anuais. Porém, é um tipo mais agressivo e sua letalidade é alta.

Tomara que essa tecnologia chegue ao mercado em breve.

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ!