Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Unique.Photo: o primeiro marketplace descentralizado com tecnologia blockchain

A Unique.Photo é uma criação da Unique.One, um marketplace de arte com tecnologia NFT (blockchain). Os fotógrafos que entram nessa nova comunidade podem vender suas fotos sem “uma mordida” de comissionamento tão alto como ocorre com os bancos de imagens. Na verdade, não existe comissão nenhuma e toda a venda vai para o profissional. O objetivo da ferramenta é justamente dar autonomia para os fotógrafos. Unique.Photo diz incentivar os profissionais ao invés de faturar com a venda das fotos. 

Como funciona? De acordo com a empresa, os fotógrafos não são cobrados, mas sim premiados. A tecnologia por trás do sistema envolve blockchain e NFT. Uma plataforma aberta acessível para todos e que dá poder total aos fotógrafos que vendem diretamente para os compradores. Os fotógrafos podem ainda acompanhar e rastrear seus trabalhos. Assim coibindo roubo de fotos e uso sem licença. A Unique.Photo diz que vai cuidar de tudo isso com a ajuda do blockchain. Já que com essa tecnologia os criadores e compradores têm acesso aos dados e transações o tempo todo. Os fotógrafos que usarem a Unique.Photo poderão controlar comissões, licenciamento e royalties. As regras de como cada comprador poderá fazer uso das fotos também é definido pelo sistema aplicado pela ferramenta. Sem taxa, o fotógrafo que adere converte os trabalhos em tokens. Então a forma como a empresa vai faturar é com essa conversão e venda dos tokens aplicando uma taxa para cada obra vendida, mas cobrando os compradores (2.5% de taxa). Com o fundo que está sendo gerado a partir das compras a empresa vai investir em marketing (para atrair mais compradores) além de despesas legais, concursos fotográficos para os clientes e outros. No fim, trata-se de uma inovadora comunidade fotográfica que surge a partir do blockchain. 

A revolução blockchain avança. O que chama a atenção para o futuro da fotografia (ou seria o presente) é que essa tecnologia do NFT já está disponível. Na prática são tokens criptográficos que representam algo único mesmo que digital. É exatamente isso que a Unique.Photo está oferecendo como parte da sua oferta. Para o futuro da fotografia digital as possibilidades mostram-se promissoras. Sobretudo com a popularização disso e com a adesão e popularização do blockchain no mundo virtual e real. Unique.Photo – World’s First Decentralised NFT Photography Marketplace

Rare Limited Edition NFTs with $FOTO Airdrops on Unique.One | by Unique.One | Feb, 2021 | Medium