Inovação & Tech 3 meses atrás | Leo Saldanha

Uma nova polêmica com o Instagram

Fotógrafo norte-americano viralizou com post sobre uma foto artística na rede social ser marcada como fake news

por Revista FHOX

Na última semana o fotógrafo norte-americano Toby Harriman viu uma postagem com arte digital ser classificada como “conteúdo falso”. Ao clicar no post que tem o aviso cobrindo a foto ele viu se tratar de fotos de uma montanha com alteração nas cores. Era só uma obra de arte digital. O fato é que o Instagram anunciou que começou a marcas postagens com alterações digitais. Ou seja, tudo que tiver Photoshop poderia ser alvo das novas medidas. Harriman ficou preocupado por ser seu ofício e que isso poderia afetar os colegas. Imagine uma foto de uma gestante que foi retocada ter um aviso desse tipo por exemplo. Um detalhe: a tela cobrindo a foto com o aviso apareceu na área Explorar do Instagram.

Comece 2020 no R.U.M.O. certo – Conheça a atividade da ENF que vai ajudar você em seus negócios

Interesting seeing this pop up for the first time when scrolling the main Instagram feed. Looks like Instagram x…

Posted by Toby Harriman on Friday, January 10, 2020

O Facebook/Instagram esclareceu que isso não vai ocorrer e que na verdade se trata de mais uma forma de evitar o avanço do fake news. A foto das montanhas foi liberada depois da notícia ter destaque na mídia. Com isso ficou a sensação geral de que o Instagram pode repetir o erro em outras imagens que nada tem relação com desinformação. A forma como o Instagram avalia cada post é uma combinação de denúncias na própria plataforma com um sistema da rede social e checagem humana do time da empresa. O Instagram dizer que não vai bloquear fotos com Photoshop traz algum alento, contudo o fato de uma postagem de uma montanha estilizada com arte digital ser marcada como fake news segue gerando apreensão em fotógrafos mundo afora.

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ