Inovação & Tech 2 semanas atrás | Redação

TinType: o novo app da Hipstamatic que transforma o smartphone em uma “câmera ferrótipo”

Novidade usa tecnologia de profundidade de campo dos aparelhos mais sofisticados para gerar um efeito sofisticado

por Revista FHOX

O novo app foi anunciado pela Hipstamatic recentemente. O TinType oferece a estética das fotografias tintipo (ou ferrótipo) para usuários de smartphone. Trata-se de um aplicativo pago (R$ 3,99) que oferece a tecnologia TrueDepth para esse recurso. Contudo, só funciona para iPhones que tem a tecnologia. Caso do iPhone X em diante. As antigas câmeras ferótipo criavam fotografias direto no metal e com um resultado visual surpreendente (criação de uma imagem positiva sem negativo, diretamente sobre uma chapa fina de ferro). Pois agora o app da Hipstamatic dá um gostinho do estilo para quem curte fotografia analógica em um processo tão antigo e fantástico. Vale lembrar que muitos fotógrafos retornaram com esse tipo de fotografia nos últimos tempos. Sobretudo nos Estados Unidos e na Europa.

É curioso ver a Hipstamatic com algo novo depois de tanto tempo. A empresa quase faliu e parecia ter perdido “o bonde” com o supremacia do Instagram e do Snapchat. Um dos segredos do app TinType é justamente o nível de sofisticação com a tecnologia de desfoque do fundo das imagens. “Creio que simulamos de uma maneiro muito inteligente as limitações tecnológicas da época” disse Ryan Dorshorst da Hipstamatic em um post recente no Medium. Resta saber se a aplicação vai fazer sucesso e ajudar a marca a crescer de novo. Com fotógrafos que curtem fotografia analógica certamente vai bombar. Saiba mais: TinType

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.