Inovação & Tech 3 meses atrás | Redação

As tendências visuais para 2019 segundo a Adobe Stock, StoryBlocks e Shutterstock

Fotografia autêntica, retrô e holística. Esses estilos devem ditar o visual de campanhas, editoriais e trabalhos criativos nesse novo ano segundo alguns dos principais bancos de imagem do mundo

por Revista FHOX
Marca ética by Adobe Stock

O site Digital Trends publicou um artigo muito completo sobre o que deve impactar a fotografia em 2019. Isso, segundo estudos dos bancos de imagem da Adobe Stock, Shutterstock e StoryBlocks. Pode parecer presunção dessas marcas fazer esse tipo de indicação, mas na verdade é algo que envolve dados de bilhões de fotografias e pedidos dos compradores e usuários dessas plataformas. Claro, a pesquisa envolve buscas dos usuários em 2018. Ainda assim, isso indica tendências visuais e aquilo que está em crescimento no gosto dos criativos, das marcas e de designers. O que a matéria mostra é o seguinte:

Instinto Natural by Adobe Stock

Uma fotografia mais humana e preocupada com questões sociais é um dos apontamentos. Outra demanda que cresce é da fotografia autêntica e inclusiva. Aquilo que é real em um mundo cada vez mais fake parece fazer sentido. E para finalizar, o retorno de estilos passados como uma nova força visual. “Ao entender as tendências visuais e se tornar visualmente fluente, os criativos podem aplicar essas descobertas e adicionar elementos novos e oportunos ao seu próprio trabalho” disse Brenda Milis da Adobe Stock na matéria da Digital Trends.

Expressão Disruptiva by Adobe Stock

As tendências visuais segundo a Adobe Stock:

De acordo com o estudo da empresa, o tema humanidade será relevante durante o ano todo. Seja no cuidado com o próprio corpo e emoções quanto na questão do cuidado com o mundo ao redor. Os quatro pontos definidos pela pesquisa da Adobe mostram que os temas principais dentro da questão são:

Instinto Natural by Adobe Stock

Instintos naturais: o mundo natural como forma de escapar do mundo digital. Uma fuga do excesso de tecnologia. Algo que envolve o estilo das imagens, mas vai além da foto. “As pessoas estão buscando produtos que usam recursos de forma consciente” diz a Adobe.

Democracia Criativa by Adobe Stock

Democracia criativa: Imagens autênticas com cores vivas. Algo que envolve influência direta das redes sociais. Nas diferentes plataformas digitais as cores brilhantes serão marcantes e frequentes.
Expressão disruptiva: imagens com teor de protesto. Imagens disruptivas que sejam atraentes celebrando a individualidade e a identidade. Com intensidade.

Expressão Disruptiva by Adobe Stock
Democracia Criativa by Adobe Stock

– Marca ética: é a previsão da Adobe que se baseou em uma pesquisa com jovens (millenials) que mostrou que metade dos entrevistados querem se relacionar com marcas envolvidas de forma autêntica com questões sociais. Empresas que assumem uma posição pública ou que ajudam os consumidores a tomar decisões éticas.
Todos esses temas levam a preocupação em cuidar dos consumidores e do mundo. E sobretudo expressando esse compromisso publicamente.

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A autenticidade é mais uma vez uma das principais tendências da fotografia. by StoryBlocks

O estudo da StoryBlocks pesquisou com base em picos de procura. Assim conseguiu identificar o que foi mais pesquisado. “Nós vemos um grande impulso em direção à autenticidade e inclusão na comunidade criativa” disse o CEO da empresa TJ Leonard para a Digital Trends. Previsão aliás, que também foi anunciada para 2018. Talvez essa procura por o que é “real” seja reflexo do surto de notícias falsas e de expectativas erradas com o fake nas redes sociais. Autenticidade permeia não só anúncios e campanhas publicitárias, na verdade está cada vez mais presente em filmes, séries e afins. As pessoas querem o que é real.

Outro aumento é pela diversidade. Com crescimento de conteúdos visuais relacionados a etnias e idosos. Pesquisas sobre eventos atuais e notícias em tempo real também cresceram. Outro procura popular foi de conteúdos de elementos gráficos como tipografia e efeitos de vídeo. Modelos fáceis de usar que simplificam o trabalho dos profissionais de design, publicidade e outros. Segundo a StoryBlocks, os criativos estão buscando conteúdos mais rápidos e que geram publicações mais curtas e diretas ao ponto. As pessoas estão sem tempo.

O estudo da Shutterstock que foi lançado na íntegra no Brasil hoje (15) traz indicações variadas e ricas sobre tendências visuais. O que é velho se tornando novo de novo, por exemplo. O retorno da estética dos anos 1980. A cultura Zine, colagens de arte contemporânea e camadas. A influência dos anos 1980 envolve texturas, cores estampas e afins. O retrô está com tudo. Procuras que crescem com força envolvem termos como Prisma, Vintage Romântico, preocupação com plástico e futurismo. “Mesmo os profissionais criativos mais talentosos às vezes querem um pouco de inspiração para o próximo grande projeto e o nosso relatório Tendências Criativas está aqui para ajudar”, disse Lou Weiss, diretor de marketing global da Shutterstock, em um comunicado à imprensa. Com mais de 1,5 milhão de novos ativos adicionados semanalmente e milhões de usuários usando nossa plataforma, a Shutterstock tem volume de dados de busca e download para prever as tendências mais quentes e os mais novos modismos movidos pelo mundo do design. Mal podemos esperar para ver esses temas de design do 2019 ganhando vida em todos os lugares, desde campanhas publicitárias até a passarela e nos filmes. Este ano, nossas três principais tendências são influenciadas pelos princípios de design arrojado dos últimos anos, por isso será particularmente interessante ver como elas evoluem com interpretações modernas mais adequadas para as plataformas digitais de hoje ”. disse Weiss.

Se quiser ver o estudo em detalhes da Shutterstock clique aqui: Tendências 2019.

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