Inovação & Tech 3 meses atrás | Redação

Speech2Face: um algoritmo que gera retratos a partir da voz do usuário

Desenvolvido pelo MIT, o sistema consegue gerar uma imagem reproduzindo o rosto com base na voz com certa precisão

por Revista FHOX

A ideia é instigante e também assustadora.  Gerar um retrato com certa precisão só com um trecho de voz do usuário. Essa é a finalidade do algoritmo Speech2Face. E não é necessário ser um trecho muito longo de voz. Criado por pesquisadores do MIT, a rede neural foi treinada com milhões de clipes do YouTube com 100 mil pessoas. Obviamente uma das questões dessa tecnologia é a parte ética. Pois poderia gerar retratos precisos só com trechos de áudio mesmo a contragosto do dono da voz. Inclusive pessoas que foram usadas pelo estudo disseram que não foram consultadas e que não assinaram nenhuma autorização permitindo ao YouTube ceder esse tipo de informação.

Leia também: FHOXCast em nova fase

Participe da nova turma da Escola de Negócios FHOX em junho

O que sites de tecnologia de fora disseram é que por se tratar de conteúdo público disponível no YouTube não há controle desse tipo de uso. Resta saber como será a aplicação dessa tecnologia de forma prática. A única certeza é que a privacidade das pessoas está cada vez mais cercada por todo os lados. Até no áudio isso já está acontecendo.

>> BUSCANDO UM MERCADO DINÂMICO NA FOTOGRAFIA PARA INVESTIR? PARTICIPE DO CABINE PHOTO SHOW 2019

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.