Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Sony é pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias

Câmera da Sony modelo A7III.

Texto: Jucelene Oliveira

A Fhox completou aniversário em dezembro: 30 anos de história com muito trabalho, conquistas, desafios e novidades para 2020. Para estender essa comemoração, Fhox conversou com a Sony, uma grande parceira há anos, a fim de homenagear uma das marcas mais importantes do mercado da fotografia, que carrega uma história ao nosso lado.

Notícia recente – de menos de três meses – apontou a Sony como líder na categoria full-frame no mercado japonês. A marca ultrapassou Canon e Nikon. Segundo dados divulgados, a Sony cresceu nas categorias full-frame APS-C e lentes fixas, em relação ao período de novembro de 2018 até outubro deste ano. Mas além do Japão, o que faz a empresa ser tão bem-sucedida também no Brasil?

De acordo com Leonardo Botelho, gerente de marketing da linha Alpha da Sony, a empresa “sempre foi referência em vídeo profissional, e isso se estendeu para as Mirrorless também”. Para ele, “o desafio da Sony foi consolidar esta tecnologia na fotografia, o que hoje já é um fato atestado pelos principais profissionais do segmento”, destacou.

Prova disso é que se costuma dizer que o mercado de tecnologia (em seus vários vieses) nunca entra em crise. Pedimos à Sony que comentasse como enxerga as oscilações e dificuldades que o mercado brasileiro tem enfrentado nos últimos meses.

“A tecnologia hoje avança a passos mais largos do que as mudanças econômicas e os comportamentos do mercado” disse. Como uma multinacional japonesa, “a Sony atua sempre como pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias e necessidades para a vida dos consumidores”. Muito provavelmente por isso, siga ganhando novos clientes e oferecendo produtos rapidamente abraçados pelo mercado fotográfico.

Além disso, ele destaca que “o segmento de foto e vídeo profissional não é diretamente afetado pelas principais sazonalidades do mercado. Botelho, inclusive, pontuou que “2019 representou um ótimo ano para a companhia, pois pelo segundo ano consecutivo, a Sony registrou um crescimento da ordem de 46%, o que reforça a importante presença global e no Brasil em foto e vídeo”, orgulhou-se.

A Sony é uma empresa que está sempre inovando e lançando novos produtos e serviços, os quais são rapidamente absorvidos pelo mercado. De acordo com a empresa, ver o resultado do trabalho que oferecem pelo reconhecimento dado pelo público “aumenta a paixão e o entusiasmo em seguir com novas estratégias”.

“Investimos em pesquisas como base para conhecer melhor os nossos consumidores e isso reflete na entrega de produtos de qualidade e alta tecnologia”, menciona.

Ao ser questionado sobre os diferenciais competitivos, a empresa destaca o uso da alta tecnologia. “A Sony, além de seu know-how em alta tecnologia, é uma das principais empresas do segmento de sensores e processamento de imagem. Graças a isso, é capaz de otimizar e ajudar a ditar os parâmetros do mercado de fotografia, com equipamentos capazes de entregar, por exemplo, 10 vezes mais pontos de autofoco”, explica.

Quanto ao mercado da fotografia impressa e digital nos próximos anos, a empresa se mostra confiante e inovadora. “Para nós, do segmento de imagem, o impresso representa o ‘tangível’, a memória que perpetua. E o digital é a tendência da tecnologia e velocidade (cada vez mais impactada pelo 5G). O mais importante na digitalização é atrelar toda essa evolução à qualidade de transmissão e à captação dessas imagens”.

Segundo apontaram, um dos produtos mais fortes lançados no mercado foi a câmera A7III. “O produto que revolucionou a atuação da Sony no mercado de fotografia profissional foi a A7III, com a sua alta performance de vídeo e foto e recursos de um equipamento híbrido (ideal para profissionais versáteis que precisam de alta qualidade tanto na produção de imagens quanto em vídeos on demand). Esse equipamento trouxe alta performance em um corpo leve e compacto”.

Da parceria com a Fhox

A parceria entre Fhox e Sony já acontece há muitos anos, e de maneira muito positiva e produtiva. “Temos a Fhox como uma grande parceira quando o assunto é fotografia e tecnologia e tem sido muito importante poder compartilhar as novidades da Sony com o seu grande público”.

Além disso, Leonardo Botelho destaca que “a Sony sempre foi uma grande parceira da Fhox por entendê-la como um importante veículo fomentador do segmento da foto e vídeo nacional”.

Ele aponta como diferencial a credibilidade da Fhox em dividir informações importantes. “Uma das coisas que chama muito a nossa atenção é o conhecimento técnico e a forma prática e rápida com que a Fhox compartilha as informações corretas para o público”.

Sobre as mudanças que a Fhox irá fazer em 2020, como a troca do local da Fotografar (para a Oca do Ibirapuera) e a data da feira (agora nos dias 24,25 e 26 de agosto), entre outras coisas, a Sony destaca com entusiasmo:

“Achamos super positivo renovar o formato da feira para ampliar as experiências e realizá-la em um cartão postal de uma das principais cidades do País. Ótima escolha. Além disso, cremos que as mudanças que foram feitas com certeza impactarão positivamente o nosso trabalho e relacionamento”.

Fotografar 2020.
Fotografar 2020.

Quanto às mudanças, a Sony ainda destaca. “A Feira Fotografar 2020 tem tudo para mostrar essa mudança que o mercado necessita. Experimentar e vivenciar tudo isso em um formato diferente, com maior engajamento com embaixadores e influenciadores da área, permite que o mundo aproxime ou tire as fronteiras espaciais e disponibilize todas essas tecnologias, muito alinhados a outros mercados mundiais.”

Para finaliza, Botelho destaca que “Proporcionar ao consumidor brasileiro e, principalmente, aos amantes da imagem, novas possibilidades de imersão, experiência, conteúdo e informações, é uma experiência única”.

Para saber mais sobre a Fotografar 2020, acesse aqui.

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br