News 3 meses atrás | Redação

Sony anuncia o primeiro sensor de imagem do mundo com inteligência artificial integrada

Com a tecnologia a fabricante tornará as câmeras mais inteligentes e ainda existe outras vantagens

por Revista FHOX

A notícia foi anunciada nos últimos dias pela Sony. Com essa tecnologia embutida nos sensores o dispositivos serão mais seguros, rápidos e baratos. O primeiro sensor de imagem do mundo com inteligência artificial é o IMX500 que incorpora poder de processamento e memória. O que permite executar tarefas complexas de visão computacional em conjunto com aprendizado de máquina. E com a vantagem de fazer isso sem precisar de mais hardware. A Sony disse no anúncio do lançamento da tecnologia que seu novo sensor de imagem oferece uma solução mais simplificada do que qualquer abordagem do mercado usado em fabricantes de smartphones que operam sensores com a necessidade de mais hardware. Hoje a Sony conta com mais de 60% de participação no mercado de sensores de imagem e que só em 2019 a marca produziu e enviou mais de 1.6 bilhão de sensores.

IMX500 e o IMX501 são sensores retroiluminados de 1 / 2,3 polegadas com resoluções de aproximadamente 12,3 megapixels e recursos de vídeo 4K / 60fps

Vale lembrar que a Apple com o iPhone é um dos clientes da Sony. Tudo indica que no começo a tecnologia será mais voltada para clientes industriais e varejistas. Que assim poderão usar a tecnologia de visão computacional de forma mais ampla. A Amazon por exemplo usa câmera com IA para rastrear os consumidores e cobrar pelos itens nas lojas físicas que dispensam caixa no pagamento. Essa tecnologia deve chegar ao mercado já no primeiro trimestre de 2021. O fato é que essa novidade tornará os equipamentos mais rápidos e inteligentes e com a capacidade de processamento e inteligência na própria câmera. Algo que certamente deve beneficiar em algum momento as mirrorlress da marca.