Software 1 ano atrás | Redação

Inteligência artificial para colorir fotos P&B

Sistema criado por pesquisadores norte-americanos faz a conversão em poucos segundos

por Revista FHOX

1366_2000

O resultado é surpreendente. O algoritmo batizado de the automatic colorizer algorithm foi desenvolvido na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Com as redes neurales, o programa foi “treinado” com um banco de dados com milhões de fotos como referência.

colorized3

Com esse incrível acervo fotográfico, o sistema aprendeu características das fotos para aplicar e gerar as novas imagens coloridas.

Nem sempre as fotos ficam perfeitas, mas o usuário consegue ajudar o software a acertar as cores certas. Ou seja, o aprendizado é constante e a aplicação vai ficando cada vez melhor com o tempo. O app está disponível no GitHub e funciona só para Linux e OS X. Sites de tecnologia dizem que é o tipo de novidade que pode ser um belo plug in para o Photoshop. Saiba mais: https://github.com/junyanz/interactive-deep-colorization
Por que a notícia é importante? Porque mostra o avanço da inteligência artificial nos programas de edição nas mais variadas frentes. Uma tendência que veio para ficar e que ficará cada vez mais evidente em desktops e dispositivos móveis.