Software 2 anos atrás | Bia Carvalho

Inteligência artificial do Google agora descreve imagens com detalhes mais apurados

De acordo com a empresa, a capacidade de descrever imagens do novo algoritmo está com precisão de 93,9%

por Revista FHOX

O software, nomeado como TensorFlow, trata-se de uma área da inteligência artificial  focada em ser altamente adaptável, assim como o cérebro humano. Em novembro de 2015, o Google percebeu o potencial da ideia e abriu o código para o uso público. O objetivo é treinar as redes neurais para detectar e decifrar padrões e correlações. Atualmente, as legendas das fotos no programa são construídas em inglês e quase não precisam de retoques para a descrição perfeita da foto.

“Nós pudemos ver o que o TensorFlow é capaz de fazer, e pensamos que ele possa causar um impacto ainda maior fora do Google. Esperamos que isso venha a permitir à comunidade de aprendizado de máquina – todo mundo, de pesquisadores acadêmicos, a engenheiros e entusiastas – a troca de idéias mais rápida, através de código funcional em vez de apenas usar métodos tradicionais de pesquisa.”

TensorFlow

Na imagem acima, o trem amarelo e azul foi descrita de forma mais detalhista, com um maior foco de cor e contorno,assim como a imagem dos ursos que é identificada a partir de uma descrição mais densa. Ainda não há aplicação para o grande público, na busca convencional por imagens da plataforma, mas há tutoriais no próprio Google com instruções desde o nível básico até o avançado, que auxiliam no entendimento desse novo software que promete revolucionar o universo tecnológico.

Para mais informações, acesse o site.