Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!


Snapchat evolui a busca visual com nova ferramenta Scan

Tecnologia permite identificar o mundo ao seu redor como roupas, raças de cães, carros e mais

A câmera funcionando como uma ferramenta de pesquisa e usando a tecnologia de realidade aumentada. Servindo para pesquisar e buscar informações de forma rápida e prática direto na palma da mão usando o smartphone. Prova disso é a nova versão de Scan.

Scan está sendo atualizado e colocado na frente e no centro da câmera do aplicativo, permitindo que ele identifique uma série de coisas no mundo real, como roupas ou raças de cães. Scan do Snapchat é um app de busca visual. Serve tanto para escolher e encontrar efeitos de realidade aumentada quanto as lentes. Vale lembrar que tanto Google quanto Pinterest já vem usando apps para identificar e fazer essas pesquisas visuais. A decisão da Snapchat mostra-se acertada porque a rede social conta com mais de 300 milhões de usuários. E alias, 170 milhões deles já usam o recurso Scan pelo menos uma vez por mês. Ou seja, Scan não é algo novo dentro do Snapchat, mas a empresa está evoluindo o recurso. A nova versão apresentada recentemente em uma conferência para desenvolvedores mostrou que o Scan vai identificar raças de cães, carros, vinhos e informações nutricionais sobre alimentos. O usuário vai abrir o app do Snapchat e usando o Scan vai ter essas informações na tela. O que dará ao app Snapchat mais uso fora das questões de interação das redes sociais.

De acordo com o site The Verge, Scan é o que o Snap chama de atalhos de câmera. Ele funciona recomendando uma combinação de modo de câmera, trilha sonora e lente. Portanto, se você apontar a câmera para o céu, as lentes projetadas especificamente para trabalhar com o céu serão mostradas ao lado de um clipe de música e um filtro de cor, permitindo que você aplique todas as alterações de uma vez. O Snap está trabalhando para adicionar atalhos de câmera ao seu rival TikTok, o Spotlight, potencialmente permitindo que o visualizador de um vídeo pule rapidamente para a câmera com a mesma configuração usada para criar o vídeo que acabou de assistir.

Claro que a ideia também vai ser conectada com a parte de consumo. Scan vai contrar com uma função de compras e isso vai permitir fazer upload de imagens de roupas para comprar itens semelhantes. Scan vai recomendar itens semelhantes com base naquilo que for mostrado para ele. Lembrando que tanto realidade aumentada quanto a compra feita direto nas redes sociais é uma forte tendência que não vai parar de avançar. O Scan vai se tornar uma forma importante de os usuários descobrirem as lentes AR no futuro. Recentemente, a ferramenta começou a permitir que seus criadores de AR identifiquem suas lentes com palavras-chave relevantes que ajudarão a Scan a sugerir as lentes certas com base no que a câmera está observando. E por último, Snap espera levar essa mesma tecnologia para os óculos Spectacles tornando a busca e a sofistificação da realidade aumentada ainda mais presente também em outros produtos da marca.