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Snapchat e Renner inovam com realidade aumentada na experiência de compra

Lentes de Realidade Aumentada do Snapchat permitem que clientes da Renner provem calçados sem sair de casa e conheçam estratégia de sustentabilidade da varejista

Em um mundo cada vez mais conectado, a Realidade Aumentada é uma divertida camada adicional para o mundo físico, entregando uma experiência aprimorada para o cliente e guiando os Snapchatters em direção ao futuro. Seguindo uma das principais tendências do varejo eletrônico de moda e combinando conveniência e sustentabilidade, o Snapchat – líder na tecnologia de Realidade Aumentada desde 2015 – lançou em novembro uma campanha em parceria com a Renner, colocando em prática o conceito “phygital” em benefício do consumidor.

Com essa iniciativa, Snapchat e Renner são responsáveis pela implementação da primeira lente Try-on no mercado brasileiro, tornando a varejista de moda a primeira empresa a disponibilizar esse benefício para todos os seus consumidores no país.

Desde novembro, os Snapchatters podem experimentar até três modelos variados de calçados comercializados pela Renner por meio da Realidade Aumentada, usando a Snap Camera em seus smartphones para acessar a Lente Try-On. Também é possível utilizar o recurso por meio de um Snapcode, um QR Code que pode ser escaneado com o Snapchat. Esses códigos foram espalhados por unidades da rede varejista, aos quais os usuários podem apontar a câmera para acessar a Lente de Realidade Aumentada no app.

“Esse é apenas o primeiro passo em direção a uma realidade que otimiza a experiência presencial dos compradores, com oportunidades cada vez mais ‘touchless’. A Realidade Aumentada, com uma avançada tecnologia Try-On, conecta os Snapchatters às suas compras por meio de seus dispositivos móveis, tornando a experiência de compra incrivelmente fácil e relacionável”, afirma Andre Joel, Head de Parcerias de Vendas para a América Latina na Snap Inc..

Além dos tênis que já podem ser experimentados com a Realidade Aumentada, a parceria entre Snapchat e Renner estuda expandir o escopo de itens no futuro. O objetivo é que as Lentes Try-On possam ser utilizadas com outros produtos como relógios, camisetas, óculos, bijuterias e até mesmo maquiagens.

“Percebemos que o cenário imersivo está cada vez mais presente e temos avançado muito em tecnologias pioneiras para atender esta demanda. A parceria com o Snapchat nos permitiu criar uma nova experiência realista e inspiradora para o varejo de moda no Brasil, colocando o cliente no centro das inovações. E o modelo ‘phygital’ permite expressar nossa cumplicidade e conexão emocional despertando sensações e também conscientizando a população sobre sustentabilidade e sobre nossa estratégia de moda responsável”, explica Maria Cristina Merçon, diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner.

Outra parte dessa campanha do Snapchat utiliza a Lente Portal, que permite ao usuário fazer um tour virtual por um ambiente 3D. Com ela, os clientes da Renner podem simular uma visão panorâmica de uma plantação de algodão orgânico, aproximando o público da coleção especial do Selo Re, selo de moda responsável da Renner, bem como transportar as pessoas para um cenário com fontes de energias renováveis, como a energia eólica que já faz parte do abastecimento da operação da varejista. O objetivo é enaltecer o compromisso da rede varejista com a sustentabilidade.

Popularização da tecnologia

O uso da realidade aumentada está crescendo e gerando cada vez mais interações. Hoje mais de 200 milhões de pessoas utilizam o Snapchat todos os dias, ao passo que os usuários que se beneficiam da tecnologia cresceram mais de 40% no primeiro trimestre de 2021, uma diferença que ultrapassa em mais de 80% o crescimento médio da DAU (Daily Active Users), indicador que mede o número de usuários ativos diários.

O Snapchat tem ajudado a impulsionar o uso de realidade aumentada especialmente nos hábitos de compras, dando à comunidade a possibilidade de aprimorar essa experiência em diversas categorias – de produtos de beleza a calçados. Um processo que foi acelerado pela pandemia da Covid-19, provocando uma transformação digital sem precedentes diante da impossibilidade de experimentar produtos dentro das lojas físicas. Nesse contexto, um número crescente de marcas tem recorrido às Lentes de Realidade Aumentada do Snapchat em diferentes países para oferecer experiências virtuais.

Em um recente programa de teste beta com realidade aumentada, englobando mais de 30 marcas atuantes em diversos setores, da beleza ao automotivo, os Snapchatters experimentaram produtos por meio de seus dispositivos móveis por mais de 250 milhões de vezes. Esse mesmo grupo apresentou uma probabilidade 2,4 vezes maior do que a média de fazer compras em poucos cliques.

Na medida em que milhões de consumidores compreendem o alto potencial de entretenimento proporcionado pela realidade aumentada, o uso de câmeras para experiências interativas continua a crescer. Segundo a Deloitte, 94% das pessoas esperam usar a realidade aumentada para fazer mais compras em 2022 em comparação com 2021.

Lentes de Realidade Aumentada do Snapchat

A plataforma Snap AR continua a inovar visando desbloquear experiências novas e criativas, uma vez que a tecnologia das lentes impulsiona as capacidades da câmera, alavancando recursos de Machine Learning que permitem projetar lentes atraentes e informativas.

Atualmente, o Snapchat apoia uma comunidade crescente de criadores e consumidores de Realidade Aumentada e considera o Brasil um mercado relevante com grande potencial de desenvolvimento, principalmente no setor de varejo.