Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Smartphones: a indústria abraça de vez as múltiplas câmeras

Relatórios recentes da The Korean Herald e Counterpoint Research indicam que a adesão dos fabricantes quanto a múltiplas câmeras em smartphone só faz crescer. O dado que confirma a tendência é que 42% dos modelos vendidos no mundo todo em julho desse ano tinham pelo menos uma câmera dupla traseira (ou tripla). O estudo diz ainda que a adoção dessas múltiplas câmeras deve crescer em 60% até o fim do ano. Ou seja, se antes a guerra era por megapixels, agora é pela inclusão de vários sensores e lentes no mesmo modelo. O que é fato, basta olhar lançamentos recentes da Apple, Samsung e Huawei. O crescimento foi acelerado nos últimos meses. Aumentando de 15 para 42% em um ano. Smartphones com preço mais alto obviamente trazem o recurso fotográfico de diversas câmeras. Sobretudo na faixa dos aparelhos de 800 dólares. Nesse caso a adesão ao menos a câmera dupla foi de 100%. O único fabricante que ainda não apostou forte na tendência foi o Google. A gigante de tecnologia segue apostando em câmera única com enfoque mais em software.

Samsung e LG estão prestes a lançar modelos com câmera tripla. A combinação entre sistemas inteligentes e sensores múltiplos está dando um salto ainda maior na qualidade fotográfica dos modelos. Foi por conta disso que vimos surgirem funções como fake bokeh, modo retrato e afins. A Samsung, líder mundial de vendas de smartphones, deve ter 10% dos modelos lançados em 2019 com câmera tripla. A notícia cria pressão sobre os fabricantes de câmeras, mas ao mesmo tempo traz oportunidades na conversão de usuários na compra de câmeras sofisticadas (reflex ou mirrorless) e também na chance de gerar mais fotos impressas. Afinal, mais qualidade vai bem com uma foto no papel. Por sinal, pesquisas recentes da FHOX indicam que 90% das fotos impressas em lojas de foto estão vindo de smartphones e o modo de envio que mais cresce para impressão é via WhatsApp. Vale lembrar que no Brasil já são mais de 230 milhões de aparelhos vendidos. Ou seja, tem mais smartphone do brasileiros por aí.

FHOX: mais que uma revista, uma ferramenta indispensável para quem vive fotografia

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.