Smartfhox 3 anos atrás | Leo Saldanha

Três aplicativos inteligentes para testar em fotos e vídeos

Prisma, Alter e Artisto indicam a tendência dos aplicativos de foto e vídeo com recursos de inteligência artificial

por Revista FHOX

prisma (1)

Prisma segue bombando no mundo todo. Trata-se de um app que usa redes neurais e inteligência artificial (só funciona com conexão na internet) e gera novas imagens a partir da foto original. Diferente do Instagram e de ferramentas similares, esse tipo de aplicação não trabalha com filtros já que serve para criar uma nova imagem. São mais de 30 estilo pré-definidos disponíveis. Desde seu lançamento, o app russo Prisma cresce sem parar com taxa de conversão na casa de 1 milhão de downloads por dia no mundo todo. Detalhe: é o app número 1 em fotografia nas lojas de apps da Apple e Android. Como era de se esperar já surgiram concorrentes. Aplicações que também usam inteligência artificial para fotos e até vídeos. Aliás, algo que o Prisma ainda não faz.

Veja mais sobre os principais apps que indicam essa tendência. 

Prisma, traz 33 estilos para criar novas fotos. Com referências de estilos variadas, que envolvem desde pintores, artistas e até séries de TV. O apelo é justamente de ajudar o usuário a criar obras de arte a partir de uma foto comum. Em breve os desenvolvedores disseram que as funções estarão disponíveis para vídeos.

artisto-mobile-app

Artisto é diferente porque oferece o efeito para vídeos (de até 10 segundos). Assim como Prisma traz 14 “filtros” e com a promessa de mais “estilos” para logo mais. Curioso é que Artisto também é da Rússia. O fundador do Prisma chegou a trabalhar na desenvolvedora do Artisto antes de lançar seu produto. O app serve para iOS e Android. Veja o app em ação nos vídeos abaixo.

Alter é bastante parecido com o Prisma. O usuário escolhe o estilo e a foto é recriada. Para funcionar o app precisa de conexão com a internet. O diferencial para o Prisma é que o usuário pode criar seu próprio filtro e subir no Alter. Ou seja, a personalização é total e com a vantagem de uso infinitas.

Alter-an-alternative-to-Prisma

Alter também traz alguns filtros embutidos. O que fica claro é que aplicativo quer ganhar espaço na lacuna deixada pelo Prisma (que só funciona com estilos pré-definidos). Alter está disponível em iOS e Android. http://alter.photo/

Essas novidades evidenciam uma nova fase na edição de fotos e vídeos com dispositivos móveis. Resta saber se essas aplicações vão impactar de alguma forma com novas oportunidades para produtos impressos.