Smartfhox 4 anos atrás | Redação

Sony apresenta sensor que pode revolucionar câmeras de smartphones

A Sony é a principal fornecedora de sensores para smartphone, incluindo iPhones e outros aparelhos Android

por Revista FHOX

Recentemente, a Sony apresentou mais uma de suas revolucionárias ideias para desenvolver as câmeras de smartphones. A empresa exibiu o primeiro sensor CMOS do mundo com 3 camadas empilhadas, adicionando memória DRAM no sensor de imagens – ela permite fazer capturas em alta velocidade, como vídeos Full HD (1080p) a 1000 quadros por segundo. A câmera captura dois fluxos: um em velocidade regular e outro a 1000 fps. O resultado é armazenado na memória DRAM para ser processado posteriormente pelo chip do aparelho.

sonyReprodução/Sony

O sensor com memória DRAM embutida também apresenta a possibilidade de melhorar a qualidade das fotos em alta resolução. A mudança permite realizar gravações em câmera lenta sem necessitar de reflexos ultrarrápidos, uma vez que o sensor pode acionar a taxa elevada de quadros automaticamente. Assista:

Saiba mais:

A Sony explica que a conexão entre a câmera e o chipset de um smartphone é muito lenta – cerca de 1/30 de segundo nesta resolução. Sendo assim, o acréscimo de DRAM para fazer a ponte permite que o chipset alcance as informações na memória ao invés do sensor, aumentando a velocidade e diminuindo a necessidade de um chipset caro para realizar o processamento.

O novo sensor da Sony pode trabalha com uma resolução máxima de 21, 2 megapixels (5520 x 3840 pixels) e pixels do tamanho de 1.22µm, ou seja, 1/2.3″. Ele vem equipado com 1 gigabit de DRAM e suporta gravações tanto de 4K a 60 como 1080p a 240 frames por segundo, além de rajadas curtas a 1000 fps.