Smartfhox 3 anos atrás | Leo Saldanha

Snapchat Geofilters quer virar um novo tipo de hashtag

Ganha força com empresas e usuários essa forma engenhosa de compartilhar fotos e vídeos com grupos específicos

por Revista FHOX

snapchat-mcdonalds-geo-filters-top

Empresas como McDonalds e Starbucks já estão usando o serviço para promover produtos e serviços em áreas e eventos específicos. Para quem não conhece funciona assim: primeiro, o usuário cria o design do Geofilter. Depois deve escolher o local e criar uma Geofence e por último tem que comprar (custa a partir de 5 dólares) e aguardar a aprovação por parte do aplicativo.
Company Geofilters

Como a tecnologia usa GPS, isso permite criar interação com usuários em locais determinados. O respeitado jornal norte-americano USA Today disse em matéria recente que a novidade tem tudo para se tornar um novo tipo de hashtag. Os Geofilters vem sendo usados em festas de casamento e todo tipo de evento social.

O Snapchat é usado por 150 milhões de usuários diários que juntos compartilham 10 bilhões de vídeos por dia. O perfil dos usuários é sobretudo de jovens, embora ocorra um forte crescimento de conversão de pessoas com idade entre 18 e 34 anos. O mais interessante nesse filtro com geotag da ferramenta é forma de faturar. Afinal, as pessoas pagam de 5 até 100 dólares. Tudo depende do tamanho da área que a pessoa quer “dominar” com seu Geofence (Geocerca) e o tempo de duração (de uma hora até 30 dias). Importante destacar que depois de criado, outras pessoas podem usar o Geofilter sem pagar. Segundo o artigo do USA Today, milhares de Geofilters foram criados desde o lançamento e só aumenta o interesse das empresas pelo recurso. E mais: o uso dessa função traz boas oportunidades para terceiros. Para criar um filtro o interessado possui duas opções: criar por conta própria com um app como Photoshop ou apelar para sites que cobram para fazer isso. Esse é o caso do http://www.buycustomgeofilters.com/.

Em tempo: o Instagram acaba de anunciar o Instagram Stories, recurso muito similar ao Snapchat e que permite postar vídeos e fotos que desaparecem em 24 horas. https://www.snapchat.com/on-demand