Smartfhox 2 meses atrás | Leo Saldanha

ShopAI: um sistema com inteligência artificial para encontrar roupas similares em lojas on-line

Startup portuguesa baseada no Porto criou um sistema treinado com milhares fotografias de produtos que permite aos consumidores “fotografar” peças de roupas para procurar itens semelhantes em lojas online

por Revista FHOX

ShopAI foi destaque no site Público de Portugal. A ideia surgiu a partir de amigos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Rui Machado e Hélder Sousa Russa. A criação é distinta de outras por não envolver um aplicativo. Na verdade se trata de um botão para que marcas de roupas pudessem colocar a função dentro dos seus próprios sites e sugerir assim produtos semelhantes. Foi então no começo de 2018 que os fundadores foram contatados com uma empresa da África do Sul.

Leia também: Movimento Imprimir 

A sul-africana Zando investiu dando uma oportunidade de testar o sistema na empresa. A ShopAI usou a inteligência artificial para treinar milhares de imagens. Depois a aplicação foi instalada e colocada para rodar no site da Zando. Para o usuário basta entrar no site da Zando clicam no botão de uma câmera fotográfica e assim podem fotografar o que estão vendo para que assim possa ver produtos similares do catálogo. Mais do que cruzar o visual, a aplicação cruza dados do negócio como estoque, cliques, taxas de conversão e isso permite para as empresas personalizem a experiência. A ideia deu tão certo que a ShopAI já foi contratada pela Reebok e Adidas daquele da África do Sul.

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.