Smartfhox 4 semanas atrás | Leo Saldanha

Raise: uma nova comunidade fotográfica da Canon que usa inteligência artificial para ajudar os fotógrafos

Plataforma online disponível nos Estados Unidos combina inteligência computacional e colaboração entre usuários para ajudar na evolução técnica dos fotógrafos e no fluxo de trabalho

por Revista FHOX

Raise é um novo site da Canon USA que traz uma comunidade com diversas funções disponíveis. A ideia é ajudar os fotógrafos a categorizar, organizar as imagens e ainda aprender com os outros colegas no site. As imagens carregadas no Raise são automaticamente marcadas com o auxílio de inteligência artificial. Esse sistema detecta e reconhece uma série de características fotográficas. Como cor, composição, assunto, etc. O fato é que com o tempo de uso, Raise vai evoluindo na leitura das imagens, marcação e o que torna uma foto boa ou ruim.

Mais do que ter críticas das imagens, o profissional também poderá olhar trabalhos destacados e se inspirar em fotos do seu estilo. As fotos que forem descarregadas no sistema vão treinando o algoritmo do Raise. Contudo, a novidade vale por enquanto só para os Estados Unidos.

Leia também: Movimento Imprimir 

O que a plataforma mostra são comentários fotográficos com base no treinamento. Vai dizer por exemplo se a composição está boa, as cores adequadas, etc. Vai ter ainda uma opção para coleções. Nesse caso para ser usado de forma privada e voltado para usos em grupos. Como amigos, familiares e até clientes. Outro trunfo do sistema é a marcação das imagens e organização do fluxo.

Raise traz um plugin do Lightroom permitindo subir imagens do software direto no serviço da Canon. Uma sincronização automática e fazer tags das imagens direto no Lightroom (ou vice-versa). Dessa forma o fotógrafo poderá integrar os dois sistemas e aplicar marcações de forma mais fácil e rápida. Sem custo para participar e com espaço de 1TB grátis (só aceita JPEG) para cada usuário, Raise chega com um serviço inusitado e que com o passar do tempo poderá ser muito útil para fotógrafos. Até porque ele aprender justamente quanto mais for usado. O fato é que a Canon se mostra atenta as tendências de inteligência artificial sendo aplicadas para a fotografia. No ano passado, a fabricante já tinha lançado um flash com inteligência artificial e ainda que futuros modelos de reflex trariam módulos de inteligência artificial já embutidos. Saiba mais: https://raise.usa.canon.com/

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.